A pesquisa para livro-reportagem é tema de encontro no CJE

28/08/2018 19:30
28/08/2018 21:30

No dia 28 de agosto, às 19h30, o Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) recebe um bate-papo com o tema Pesquisa Jornalística na construção de narrativas do Livro-reportagem, com o jornalista Iago Porfírio, 25. O evento terá a mediação do professor Ricardo Alexino e inclui o lançamento do romance-reportagem Deus foi dormir: histórias de vida da favela Cidade de Deus.

​A pesquisa para o livro teve como eixo central a violação dos Direitos Humanos fundamentais dos moradores da Cidade de Deus em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. “O romance-reportagem, como assim o chamo, pois transita em uma narrativa romanesca e jornalística, molda na literatura e no jornalismo o tema da violação de direitos humanos fundamentais dos moradores da favela Cidade de Deus, em Campo Grande. É a tentativa de uma obra irmanada aos atores sociais estigmatizados, os boêmios, sinuqueiros, poetas urbanos, lavadeiras. Expressa a condição de espaço às vozes dos despossuídos e marginais em um contexto social que lhes é desfavorável e opressor”, relata o autor. Pelo trabalho, Porfírio recebeu o prêmio de melhor livro-reportagem da região Centro-Oeste, durante o congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). 

Iago Porfírio é jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde desenvolve atualmente pesquisa de mestrado sobre cinema, representação social e o tema da figura do malandro.

Serviço:
Pesquisa jornalística na construção de narrativas do livro-reportagem

Data: 28 de agosto
Horário: 19h30
Local: Auditório Freitas Nobre - CJE (Prédio 2)