Preconceito contra vegetarianos e veganos é pauta no 'Diversidade'

03/09/2016 14:00

No Diversidade em Ciência deste sábado (3/9),  às 14h,o médico nutrólogo Eric Slywitch irá falar sobre o vegetarianismo e o veganismo como identidades que precisam ser inclusivas.

Defensor do veganismo, que é uma filosofia e, também, estilo de vida que exclui todas as formas de exploração e abate de animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade, Slywitch reconhece o preconceito e as exclusões que veganos sofrem nas relações sociais, no contexto de sociedades carnívoras.

Para ele, o veganismo representa a contemporaneidade e tende a ser a identidade nutricional do futuro. Também chama a atenção para que as relações com todos os animais devam ser de respeito, evitando a exploração pelo abate ou a apropriação dos produtos fabricados por eles. Os veganos são contra, por exemplo, o uso do mel e da seda, por considerarem exploração dos animais.

Eric Slywitch é diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira e autor dos livros Alimentação sem Carne - guia prático; Virei Vegetariano. E agora? e Emagreça sem Dúvida.

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentação aos sábados, às 14h. Tem direção e apresentação do professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e operação de áudio de João Carlos Megale. A gravação é feita nos estúdios do CCA, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou também na página da Rádio USP.