Professor da ECA ministra seminário sobre ciência no IFUSP

23/05/2017 16:00
23/05/2017 18:00

Na terça-feira, 23 de maio, a partir das 16h, o professor Vinícius Romanini, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), ministrará o seminário Os Fundamentos do Conhecimento Científico no Pensamento de Peirce, no Auditório Adma Jafet, do Instituto de Física (IFUSP).

A palestra pretende analisar os estudos do filósofo, lógico e matemático Charles S. Pierce, reconhecido como o criador da semiótica, que atualmente vêm se tornando mais aceita pelos cursos de humanidade, apesar de ter sido pensada em relação ao desenvolvimento científico. Segundo os organizadores, "o conhecimento científico é, para ele, uma empreitada social baseada na comunicação, em que o real se apresenta como o objeto lógico que seria representado na opinião final de uma comunidade de pesquisadores". O evento é gratuito e para participar não é necessária inscrição prévia.

Vinícius Romanini é jornalista e pesquisador da área de Ciências da Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, Filosofia da Linguagem e Semiótica. Atualmente, é o presidente da Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva e diretor de assuntos internacionais do Centro de Estudos Peirceanos da PUC-SP, além de integrar os grupos de pesquisa do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC-ECA), do Centro de Lógica e Epistemologia da Ciência (CLE-UNICAMP) e do Projeto UniTwin da UNESCO (UNESP).

Serviço:

Data: 23 de maio

Horário: 16h

Local: Auditório Adma Jafet | Instituto de Física (Rua do Matão, 1371, Cidade Universitária)