Professor do CJE lança livro

10/05/2017 19:30

Na próxima quarta-feira, 10 de maio, o professor Alexandre Barbosa, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), irá lançar seu livro A Solidão na América Latina na Indústria Jornalística Brasileira, em evento que presta homenagem aos 50 anos da publicação do livro Cem anos de Solidão, do colombiano e prêmio nobel de literatura Gabriel García Márquez.

O livro, fruto da pesquisa de mestrado do autor e inspirado pela obra de Márquez, pretende discutir a exclusão da América Latina dos meios de comunicação, dominados por manchetes de acontecimentos europeus e norte-americanos, ao passo em que analisa o processo socio-histórico e lança luzes sobre o que pode ser feito dentro do jornalismo brasileiro para tirar a América Latina dessa situação de ocultamento e sufoco, que parece condená-la a "não ter uma segunda oportunidade sobre a terra", como pontou Márquez em Cem Anos de Solidão.

Para o lançamento, será promovido o debate A América Latina está solitária no jornalismo?, que contará com a presença de Ana Magalhães, editora executiva da revista digital Calle 2 e mestra em Ciência Política pela Universidad Autónoma de Madrid e com a participação do próprio Alexandre Barbosa, professor doutor da ECA e coordenador do curso de jornalismo da UNINOVE.

Além disso, Chico Pedro e Jara Arraes, músicos integrantes dos grupos Raíces de América e Sendero, farão um encerramento musical para o evento. Chico Pedro toca quena, zompoña, tarkas, ocarinas e flauta transversal e Jara Arraes é charanguista, violinista e cantor.

Serviço:

Data: 10 de maio

Horário: 19h30

Local: Auditório Freitas Nobre - CJE (Prédio 2)