Projeção/ Análise/ Debate de 24 CITY de Jia Zhangke

10/10/2016 18:30

Nesta segunda-feira, 10 de outubro, às 18h30, o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR)  realiza mais uma atividade do Grupo de Pesquisa História da experimentação no Cinema e na Crítica (HECC). Na abertura, haverá projeção do filme 24 City, do diretor chinês Jia Zhangke, seguida pela apresentação da análise "Da Fábrica 420 à Cidade 24: Intermidialidade, Memória e História em 24 City", feita pela professora Cecília Mello, do CTR. 

Com moderação do professor Rubens Machado Jr, do CTR, o evento também terá comentário do professor Francisco Foot Hardman, da Unicamp, debate com o professor Henri Gervaiseau, do CTR, e relato crítico de Fernanda Sales Rocha, mestranda do PPGMPA/ECA-USP. 

24 City (二十四城记er shi si cheng ji), realizado em 2008 em Chengdu, capital da província de Sichuan, surge em um momento da carreira do diretor chinês Jia Zhangke em que um olhar voltado para a História de seu país se tornava imperativo. O filme – e o livro que acompanhou seu lançamento – é dedicado a um lugar específico, a enorme Fábrica Estatal 420, que à época estava em processo de desmantelamento. No local seria erigido um grande complexo de apartamentos, escritórios e outras amenidades. 24 City lança mão do recurso da entrevista para ouvir de antigos operários da fábrica, e de seus descendentes, histórias ligadas a aquele lugar. Nessa fala, procurarei explorar de que modo o diretor combina fatos e imaginação relacionados ao espaço da fábrica para traçar um panorama de meio-século da história de seu país. 

                            

 

 

Data: 10 de outubro
Horário: 18h30
Local:   Auditório B, do CTR