Recital de Violoncelo e Curso de Técnicas de Arco

22/05/2013 14:00
24/05/2013 13:00

O Departamento de Música (CMU) promove recital de violoncelo e curso de desenvolvimento, aperfeiçoamento e aplicação de técnicas de arco para instrumentistas de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), com o professor Cláudio Jaffé.

O curso tem como objetivo o desenvolvimento profundo do uso do arco através de exercícios, a consciência da física do arco e do instrumento, conhecimento das partes do corpo a serem utilizadas, e a aplicação artística dessas várias técnicas no repertório. O curso será ministrado de 22 a 24 de maio e terá duas aulas de, no máximo, três horas de duração, no primeiro e terceiro dias. No segundo dia acontece o recital de violoncelo solo relacionado ao curso em questão.

Tópicos do curso:  Exploração da física da produção de som nos instrumentos de cordas (corda, breu, arco, braço) e a relação entre peso, velocidade e distancia do cavalete; Trabalho com equilíbrio do arco, uso do braço e outros aspectos técnicos que servirão de base para todos os golpes de arco; Definição dos golpes de arco - Détaché, Martélé, Portato, Spiccato, Sautillé, Jetée, Staccato; Trabalho coletivo - desenvolvimento de cada golpe, com ênfase na rotina necessária para manter o golpe de arco em dia, uma vez que o golpe for desenvolvido; Exemplos da aplicação dos vários golpes; Coordenação com a mão esquerda e técnicas de estudo; Considerações artísticas e práticas do repertório; Como manter os golpes - trabalho cotidiano de aquecimento, manutenção e aprimoramento. 

Os eventos são gratuitos e abertos para o público geral.

Confira o programa do recital:

* J.S. Bach - Suíte No.3 para violoncelo solo
Prelude
Allemande
Courante
Sarabande
Bourrée I e II
Gigue

* Heitor Villa-Lobos - Concerto No.2
Cadência

* Handel/Cassadó - Harmonious Blacksmith

* Gaspar Cassadó - Suíte para violoncelo solo
Preludio – Fantasia
Sardana (Danza)
Intermezzo e Danza Finale     

 

Data: 22 a 24 de maio
Horário: Curso: 14h (22 de maio) e 10h (24 de maio)  | Recital 11h (23 de maio)
Local: Sala 14 do CMU (curso) e Auditório Oliver Toni, CMU (recital)