Referência em arte-educação, Ana Mae Barbosa idealiza congresso no SESC

23/04/2019 09:30
25/04/2019 17:00

De 23 a 25 de abril, o SESC Vila Mariana sediará o congresso Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: Colonialismo e Questões de GêneroO evento pretende intensificar e ampliar a reflexão e as ações de combate à colonização cultural, econômica, educacional e emocional enfrentada pelos países da América Latina. Para participar, os interessados devem efetuar a sua inscrição no site do SESC a partir do dia 7 de março.

Por meio de conferências, mesas temáticas e debates, o objetivo do evento é valorizar nossa cultura e nossa história, incluindo as questões de raça, gênero e classe, com vistas à formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Entre os convidados, agentes envolvidos com o ensino e aprendizagem de arte, participantes de instituições de ensino e pesquisa e profissionais de instituições culturais.

A programação conta com especialistas das áreas de educação e artes de vários países da América Latina, como Uruguai, Chile, Argentina, México, entre outros, fator que possibilitará um intercâmbio de conhecimentos com esses outros países. Entre os temas em discussão estão o ensino da arte, colonialismo cultural, sistema de ensino, mulheres pioneiras na educação, questões de gênero e raça.

O congresso é idealizado pela educadora e professora aposentada do Departamento de Artes Plásticas (CAP) Ana Mae Barbosa. Pioneira nos estudos de arte e educação no Brasil, Ana Mae possui ampla experiência na área de artes, com ênfase em arte-educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da arte e contextos metodológicos, história do ensino da arte e do desenho, ensino do design, administração de arte, interculturalidade, pedagogia visual, estudos de museus de arte, mediação cultural e estudos visuais.

Com realização do SESC SP, o evento conta entre seus apoiadores com o Conselho Latino-americano de Educação pela Arte (CLEA), que busca criar um espaço de intercâmbio latino-americano de colaboração e ajuda mútua entre organizações de diferentes países membros do conselho, buscando o resgate da identidade latino-americana, traçando linhas de ação que correspondam às raízes e desenvolvimento histórico da América Latina, no sentido de compreender criticamente a nossa realidade para transformá-la criativamente.  

 

Serviço:
Congresso Ensino/Aprendizagm das Artes na América Latina: colonialismo e questões de gênero
Data: 23 a 25 de abril
Local: Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas,141 - Vila Mariana)
Informações e inscrições no site do SESC