Retórica e argumentação nos discursos de literatura, da arte e da filosofia no "Diversidade em Ciência"

17/11/2018 14:00
17/11/2018 15:00

No próximo Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Jean Pierre Chauvin, professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), sobre retórica e argumentação nos discursos da literatura, da arte e da filosofia. O programa vai ao ar no sábado, dia 17, às 14h.

O professor ainda vai falar sobre Agatha Christie como uma das primeiras mulheres escritoras a se destacar no gênero de romance policial e sobre os contrastes literários dos escritores negros Machado de Assis e Lima Barreto.

Jean Pierre Chauvin é mestre e doutor em Letras. Membro dos grupos de pesquisa Retórica e Argumentação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Estudos da literatura e cultura da Belle Époque: LABELLE, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Estudos comparados: Graciliano Ramos, da USP, e Polêmicas intelectuais na América Latina entre os séculos XIX e XX: retórica, cultura e história, da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Jean Pierre Chauvin ministra as disciplinas Cultura e Literatura Brasileira, Prosa de José Saramago e O Romance Policial de Agatha Christie. Foto: Ricardo Alexino Ferreira

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentações às terças-feiras, às 2h da manhã e aos sábados, às 14h, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e edição de áudio de João Carlos Megale.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP.