Revista Ars promove seminário sobre Hélio Oiticica

25/10/2017 10:00
27/10/2017 18:00

A Revista Ars, publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), promove, entre os dias 25 e 27 de outubro, o Seminário Hélio Oiticica. O intuito do seminário é discutir a obra do artista, visando a troca de perspectivas e recepções de seus trabalhos, bem como o crescimento de sua fortuna crítica nas últimas décadas.

Considerado um dos maiores artistas da história brasileira, Oiticica foi pintor, escultor e artista performático. Começou a estudar pintura e desenho em 1954; em 1955, integrou o Grupo Frente e, em 1959, entrou para o Grupo Neoconcreto. A partir dos anos 60, começou a conceituar uma nova forma de trabalhar, criando uma proposta de apreciação sensorial mais ampla da obra, através do tato, olfato, audição e paladar, a qual desenvolveu com os penetráveis, bólides e parangolés.

O evento acontece na antiga sala do Conselho Universitário e, para participar, é necessário inscrição prévia. O evento também será transmitido ao vivo, no site do IEA.

10h-12h
O Grande Mundo da Invenção (Celso Favaretto - USP)
A Cor da Música: Há uma Metafísica em Hélio Oiticica (Paula Braga - UFABC)
Comentários: Sônia Salzstein (EACH)