Roseli Figaro fala sobre trabalho na contemporaneidade

13/08/2016 14:00

No Diversidade em Ciência deste sábado (13/8), Roseli Aparecida Figaro Paulino, professora do Departamento de Comunicações e Artes (CCA),  fala sobre as novas concepções de trabalho na contemporaneidade.

Durante a entrevista, Roseli Figaro comenta sobre as diferenças conceituais entre emprego e trabalho; as mudanças na legislação trabalhista brasileira; o perfil do trabalhador na contemporaneidade; além de abordar o trabalho no campo da Comunicação, com ênfase no Jornalismo.

Roseli é autora do livro “As mudanças no mundo do trabalho do jornalista” (Editora Salta/Atlas), publicado em coautoria com Cláudia Nonato e Rafael Grohmann.A professora também publicou os livros “Relações de Comunicação no mundo do trabalho (Editora Anna Blume); “Teatro, comunicação e sociabilidade: uma análise da censura ao teatro amador em São Paulo (1946-1970)” (Balão Editorial); “Gestão da comunicação no mundo do trabalho, educação, terceiro setor e cooperativismo” (Editora Atlas) e “Comunicação e trabalho. Estudo de recepção: o mundo do trabalho como mediação da Comunicação” (Editoras Anita/Fapesp).

Roseli Figaro possui pós-doutorado pela Universidade de Provence, na França, e doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. É coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da USP. Atualmente, é chefe do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da ECA.

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentação aos sábados, às 14h. Tem direção e apresentação do professor Ricardo Alexino Ferreira, do CCA, e operação de áudio de João Carlos Megale. A gravação é feita nos estúdios do CCA, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou também na página da Rádio USP.