Segunda edição do Fórum Internacional Fronteiras Cruzadas será sediada na ECA

28/11/2018 09:00
30/11/2018 20:30

Entre os dias 28 e 30 de novembro, a ECA receberá a segunda edição do Fórum Internacional Fronteiras Cruzadas, organizado por pesquisadores, estudantes e artistas da USP, PUC-SP e UNICAMP. O evento que conta com o apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) será sediado no Prédio Central da ECA, e terá como proposta discutir as mobilidades globais e diásporas contemporâneas.  As inscrições podem ser feitas aqui

A organização do evento pontua que “diante de um cenário global e local de deslocamentos forçados, legitimação de práticas racistas e xenofóbicas, e sistemáticas violações a direitos humanos”, mais uma vez o fórum se propõe a reunir “migrantes assim como destacados estudiosos e estudiosas das migrações, advogados, pesquisadores, estudantes, professores, artistas e ativistas de diversos países para contribuir com o avanço do pensamento dentro e fora das universidades”.

Pautado pelo mês da consciência negra, o fórum contará ainda com a presença do professor nigeriano Babatunde Lawai, historiador e pesquisador da cultura visual iorubá e da arte africana nas Américas. Dentre as visitas internacionais, também está o integrante argentino do comitê das nações unidas, Pablo Cernadas, que trabalha pela proteção dos direitos dos trabalhadores e migrantes.

Além de ter as Mobilidades globais e diásporas contemporâneas como tema principal, o evento ainda contará com mesas sobre Políticas de resistência diante da morte simbólica, com participação de Bruna Bumachar (FFLCH-USP), Carmina Juarez (USP) e Nduduzo Siba (artista sul-africana); Criminalização e os impedidos de imigrar na América Latina, com Pablo Ceriani (UNLa, Argentina), Héctor Mondragón (PUC-SP) e Ana Luisa Zago de Moraes (DPU); e O cinema e a migração forçada em tempos de crise global, com Hortense Mbuyi (ativista congolesa) e Mariana Roncato (UNICAMP).

O evento é gratuito e aberto ao público.

Confira a aqui a programação completa.

Serviço:
II Fórum Internacional Fronteiras Cruzadas na ECA
Data: 28 a 30 de novembro
Local: Auditório Lupe Cotrim e salas Aprendizado Eletrônico, Multimídia e Egon Schaden, 1º andar, e Auditório Paulo Emílio, 2º andar - Prédio Central (Prédio 1)