Semana da Consciência Negra na ECA

21/11/2017 16:00
27/11/2017 21:00

Tem início no próximo dia 21 de novembro a primeira Semana da Consciência Negra da ECA. Durante toda a semana haverá debates, exposição de trabalhos acadêmicos, apresentações artísticas e culturais com o objetivo de refletir sobre as implicações das representações nas mídias e nas artes dos problemas que afetam as populações negras no Brasil. As atividades estarão concentradas na Sala da Congregação da unidade, localizada no primeiro andar do Prédio Central.

A programação conta com mesas temáticas na qual estudantes de graduação e pós-graduação da ECA irão expor e discutir seus trabalhos acadêmicos, em que desenvolvem temas como as representações midiáticas, afrobetização, música preta, InterPRETAções, entre outros. Selma Peleias Felerico Garrini, pós-doutoranda em Comunicação, apresenta o trabalho O racismo nos estádios: até quando coisas assim vão acontecer? Como a mídia registra e acompanha os casos de racismo no futebol brasileiro; Mariana Queen Nwabasili, mestre em Meios e Processos Audiovisuais, fala sobre as Mediações das críticas a Xica da Silva em 1976: os debates sobre (representação dos) negros no Brasil; já o debate sobre Adeola Princesas e Guerreiras: afrobetização e representatividade na educação contará com a presença de Denise Teófilo, graduanda em Educomunicação e Raísa Carvalho, estudante da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  

Este é o terceiro evento realizado pelo grupo de cultura e extensão Diversidade na ECA que integra a política pró diversidade adotada na Escola este ano; antes dele foram organizados o encontro Março: Mulheres na ECA e o ciclo de palestras Fazendo e Desfazendo o Gênero na ECA.

Para saber mais detalhes sobre a programação, acesse a página do evento no Facebook.