Semana de Arte e Cultura

19/09/2016 08:00
26/09/2016 08:00

Coordenada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, a 21ª edição da Semana de Arte e Cultura acontece entre os dias 19 e 26 de setembro. O  evento oferece mais de 150 atividades gratuitas em cinco campi da universidade, com programação em diversas unidades. Apresentações de música, dança, cinema, artes visuais, palestras, exposições, oficinas, e saraus são algumas das atrações.

Entre as atrações, haverá, por exemplo, oficinas abertas ao público, como o workshop para atores O Ator Rapsodo, destinado aos jovens aspirantes às artes; e apresentações gratuitas do espetáculo Cantata para um Bastidor de Utopias, baseado no texto Mariana Pineda, de Federico García Lorca, que traz, em quatro atos, cenas que tratam de momentos históricos de opressão e utopia, como a Guerra Civil Espanhola, o Golpe Militar no Brasil e a atual conjuntura histórica. Essas ações serão realizadas pela Cia. do Tijolo e oferecidas tanto em São Paulo, no Teatro da USP, como também em Ribeirão Preto, no Memorial da Classe Operária.

O CINUSP apresenta a  Mostra 100 Paulo Emílio, composta de filmes que foram considerados relevantes pelo autor. Desde seus estudos a respeito do cinema soviético, escrevendo sobre Encouraçado Potemkin, ou do cinema italiano abordando Federico Fellini e Vittorio De Sica, entre outros.   As sessões, palestras e debates levantados por Paulo Emílio ao longo de sua trajetória, assim como a respeito da própria figura, sua vida e obra, poderão ser revistos nesta mostra.

A ECA participa da Semana de Arte  com uma programação  entre os dias 20/09 a 1/10.

O Departamento de Artes Cênicas (CAC) realizará o espetáculo "Leporifobia" com direção da aluna Ísis Padilha.

Dia: de 17/09 a 02/10/2016
Horário: sábados às 20h e domingos às 19h
Local: Teatro Laboratório da ECA - Sala Alfredo Mesquita

O Departamento de Jornalismo e Editoração realizará a mostra fotográfica "Nanã", produzida pelo artista e professor Wilton Garcia da Universidade de Sorocaba.

Dia: até o dia 27/09/2016
Local: Espaço Milton Santos - Prédio 2 da ECA

O Departamento de Música realizará a apresentação "Última Inspiração" produzida pelo Laboratório de Música de Câmara, sob coordenação do Prof. Dr. Michael Alpert.

Dia: 22/09/2016
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

O Departamento de Cinema, Rádio e Televisão realizará uma mostra de curta-metragens que foram produzidos pelos alunos do Curso de Audiovisual e selecionados para apresentação da CILECT.

Dia: 27/09
Local: Auditório Lupe Cotrim - Prédio Central da ECA

Serviço:  Semana de Arte e Cultura

Data: de 19 a 27 de setembro