Semana de Recepção aos Calouros na ECA

26/02/2018 09:00
02/03/2018 18:00

De 26 de fevereiro a 2 de março acontece a Semana de Recepção aos Calouros, que reunirá os alunos ingressantes de todos os cursos de graduação da ECA. Os novos estudantes serão recebidos durante toda a semana com uma programação que inclui a apresentação da Escola e das entidades estudantis, coletivos, projetos de extensão e Departamentos, além de atividades e dinâmicas organizadas pelas empresas juniores e entidades, algumas delas no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP) e no CINUSP.

Os calouros poderão participar de um encontro com ex-ecanos ilustres, que contará com a participação dos ex-alunos Stephanie Noelle, Ricardo Salles e Tato Carbonaro. Também poderão assistir a uma palestra sobre as oportunidades e procedimentos necessários para realizar intercâmbio internacional. A semana termina com a premiação dos grupos que tiveram melhor pontuação nas gincanas promovidas ao longo de toda a semana. Os horários e dias das atividades podem ser conferidos no site da Semana dos Bixos.

Alguns cursos irão organizar atividades específicas de recepção para os calouros de seus cursos. O curso de Educomunicação, por exemplo, realizará, ao longo da semana e no período noturno, atividades de acolhimento educomunicativo, apresentação do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e da Biblioteca, a feira #OqueEducomFaz, uma oficina audiovisual e, no dia 5 de março, às 19h30, promoverá a aula magna A Educomunicação como forma de mobilização e transformação social, com Ivan de Paula. Já o curso de Artes Plásticas fará atividades como oficina de encadernação e de modelo vivo, apresentação dos professores e almoço coletivo. No Departamento de Música (CMU), a programação terá a aula inaugural Vibrando nas cordas (propriedades físicas e timbrísticas) e as reais diferenças entre música popular e música de concerto, com os professores André Braga e Pedro Paulo Kohler, no dia 27, às 11h, e um recital com professores do CMU no dia 28, às 11h15, entre outros eventos.

A Biblioteca da ECA se preparou para oferecer, durante todo o mês março, atividades voltadas à recepção dos novos alunos, incluindo visitas guiadas ao acervo e salas de estudo.

Este ano foram disponibilizadas 11.147 vagas para os 182 cursos de graduação da USP, desse total, 420 vagas são na ECA.

Programação da Semana de Recepção aos Calouros terá palestras, jogos e oficinas. Foto: Rodrigo Siqueira