Seminário "10 anos da Lei 10639/03 - Balanço e Perspectivas”

18/05/2013 09:00
18/05/2013 11:00

O Núcleo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro (NEINB), coordenado pelo professor Ricardo Alexino, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), promove um ciclo de debates sobre os 10 anos da Lei 10.639.

Os dez anos de vigência da lei 10639/03, que tornou obrigatório o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira no ensino básico, é tema de um seminário organizado pelo Neinb. O evento inclui a apresentação de trabalhos realizados no Núcleo sobre Cultura Afro-Brasileira e contará com um ateliê de Práticas Pedagógicas elaborado por especialistas, com base na Lei 10639/03,

O objetivo do seminário é fazer um balanço e discutir as perspectivas de aplicação da lei, até hoje ainda não cumprida em vários estabelecimentos de ensino. Por ser uma norma que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o  seu cumprimento é obrigatório em toda a rede de ensino, pública ou particular, no ensino fundamental e médio. No ensino superior, cujos cursos de licenciatura e pedagogia são os responsáveis pela formação dos profissionais que atuam na educação básica, a existência de conteúdos da lei 10639/03 já é item levado em consideração na avaliação dos cursos pelo MEC.

Confira a programação do seminário na imagem abaixo:

 

As inscrições estão temporariamente suspensas devido ao grande número de inscritos. Haverá certificados para quem participar de todas as mesas e de, pelo menos, um dos ateliês.

Para mais informações, acesse o site do Neinb ou a página oficial do evento.

 

Data: 18 de maio
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório Paulo Emílio, 2º andar, prédio central da ECA