Conexões em Performance discute Gênero e Performatividade

05/10/2016 13:30

No dia 5 de outubro acontece mais um encontro do Conexões em Performance: I Seminário de Pesquisadores do Laboratório de Práticas Performativas da USP, com a  mesa-redonda:  "Gênero e Performatividade". 

Após seis anos de trabalho, o Laboratório realiza o seu primeiro seminário, com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores, entre professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Com abertura do professor Marcos Bulhões, serão apresentadas as seguintes pesquisas:

  • Teatro, performance e gênero, com o professor Ferdinando Martins; Autobiografia, hibridismo na performance com a mestranda Flaviana Benjamin;
     
  • Teatro, performance e violência no coletivo Mal Amadas, com o mestrando e professor Adão Monteiro;
     
  • Performance e homoerotismo no espetáculo Anatomia do Fauno, com o performer e diretor Marcelo D`Avilla.
     

O grupo tem como foco investigar, de forma teórica e prática, as relações entre a Arte da Performance e as diferentes linguagens artísticas, através da realização de experimentos pedagógicos na graduação, extensão e pós-graduação. Busca-se também o estudo sobre a aprendizagem da Performance e da encenação performativa. As pesquisas são coordenadas pelos professores  Antônio Araújo, Ferdinando Martins, Marcelo Denny e Marcos Bulhões, membros do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA USP.

A coordenação do Conexões em Performance: I Seminário de Pesquisadores do Laboratório de Práticas Performativas da USP é dos professores Marcos Bulhões e Marcelo Denny, do Departamento de Artes Cênicas.

 

                     

Serviço:
Local: Teatro Laboratório da USP
Horário: 13h30 às 17h