Seminário debate obra e vida de Álvaro Vieira Pinto

18/05/2017 09:00
18/05/2017 18:00

No dia 18 de maio, das 9h às 18h, acontece, no Auditório Paulo Emílio, o seminário Álvaro Vieira Pinto - a comunicação e a informação. Reunindo pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior em uma iniciativa inédita, o evento pretende mostrar a atualidade do pensamento deste intelectual brasileiro, cuja produção passou de um período de relativo esquecimento à revalorização.

Autor de obras como Consciência e Realidade Nacional, Ciência e Existência e O Conceito da Tecnologia, publicado postumamente, em 2005, Álvaro Vieira Pinto foi pioneiro na investigação de conceitos e problemas relacionados à informação, cibernética e automação, encarando a tecnologia como resultado direto do trabalho humano, devendo, assim, ser entendida dentro do contexto de emancipação social.

Álvaro Vieira Pinto

Chamado de “mestre brasileiro” pelo educador Paulo Freire, Álvaro Vieira Pinto formou-se em Medicina, Física, Matemática e Filosofia; entretanto, foi a esta última área do conhecimento que dedicou a maioria de seus anos profissionais. Em 1955, assumiu a chefia do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), órgão ligado ao Ministério da Educação e Cultura, pelo qual lançou a coleção Textos de Filosofia Contemporânea do ISEB e o livro Consciência e Realidade Nacional.

O Instituto assumiu grande comprometimento com as reformas de base defendidas pelo governo de João Goulart, no período em que Álvaro assumiu sua diretoria executiva. Com o golpe militar, a sede do ISEB foi invadida e o intelectual partiu para o exílio, primeiro na Iugoslávia e, posteriormente, no Chile, onde trabalhou como professor e pesquisador do Centro Latino-Americano de Demografia. De volta ao Brasil, nos anos 1970, traduziu para a Editora Vozes textos de autores como Georg Lukács, Noam Chomsky e Claude Lévy-Strauss.

Programação:

9h: Abertura – Prof. Dr. Eneus Trindade, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM)

9h30: Mesa – Álvaro Vieira Pinto em contexto: vida, época e conceitos fundamentais

- Norma Cortês, professora do Instituto de História da UFRJ

- Luiz Ernesto Merkle, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

- Maria Aparecida Baccega, pesquisadora e professora ESPM e livre-docente da ECA

Mediação: Cláudia Nonato, professora da FIAM-FAAM e pesquisadora da ECA

13h-14h: Almoço

14h: Mesa – Questões teórico-metodológicas para pensar Álvaro Vieira Pinto na comunicação e na informação hoje

- Roseli Fígaro, livre-docente da ECA e coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da Escola

- Marcos Dantas, professor da UFRJ

- Rafael Grohmann, professor da FIAM-FAAM e da ECA