Seminário discute documentários sobre a ditadura militar no Brasil

13/05/2015 14:00

Analisar as relações entre cinema, televisão e história a partir dos documentários brasileiros que se ocuparam do período do regime militar (1964-1985) – este é o objetivo principal do IV Seminário de Pesquisa 2015, que será promovido no dia 13 de maio pelo Grupo de Pesquisa “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”.

O evento tem a organização dos professores Eduardo Morettin, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), e Marcos Napolitano, do Departamento de História da FFLCH-USP.

O título do projeto é "Fabulário Tropical e Esplendor do Martírio: histórias a contrapelo no experimental brasileiro dos anos 70", e a exposição especial será feita pelo professor Rubens Machado Jr., do CTR. O contexto de análise vai verificiar as estratégias de autenticação do discurso dos documentários sobre a ditadura militar, como o uso de material de arquivo, do testemunho e da voz over, dentre outros procedimentos.

As palestras serão transmitidas pelo IPTV.

Para um histórico e apresentação das atividades do grupo acessar o site.

Serviço

IV Seminário de Pesquisa 2015 – “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”

Data: 13 de maio
Horario: 14h