Seminário "Epistemologia em Ciências da Comunicação"

02/10/2017 18:00

O Programa de Ciências da Comunicação (PPGCOM) promove no dia 2 de outubro, às 19h30, o seminário Epistemologia em Ciências da Comunicação: discurso científico, pesquisa teórica e dinâmicas metodológicas na pesquisa empírica, com o professor Luis Gallardo Vera, da Universidade Complutense de Madrid. O evento acontece no Auditório Lupe Cotrim, no Prédio Central.

A partir das práticas cognitivas da comunicação, o evento permite compreender o status do fazer científico, a metodologia fundamentadora de produtos teórico-científicos e as dinâmicas de pesquisa e dos processos metodológicos que enfrentam os pesquisadores em Ciências Sociais e da Comunicação. Desta forma, o objetivo é fortalecer os recursos e habilidades indispensáveis ​​para a realização bem-sucedida de projetos de pesquisa científico-acadêmica no campo disciplinar da Comunicação.

O seminário aprofunda o estudo de três blocos temáticos: as propriedades do discurso científico, a metodologia própria da pesquisa teórica e as mudanças metodológicas que ocorrem no transcurso de projetos de pesquisa empírica. Neste último bloco, o pesquisador apresenta a prática metodológica da primeira fase do projeto de pesquisa e desenvolvimento MapCom.

Luis Gallardo Vera é pesquisador na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid, além de pesquisador adscrito a vários centros de pesquisa. É autor de mais de 15 artigos no âmbito das Ciências Sociais e da Comunicação.

Serviço:
Data: 2 de outubro
Local: Auditório Lupe Cotrim, 1º andar - Prédio Principal (Prédio 1)