“Suburbia: o indivíduo na construção do imaginário social”

13/11/2012 09:30
13/11/2012 14:00

Na terça-feira, dia 13 de novembro, será realizado o seminário Suburbia - o indivíduo na construção do imaginário social, em comemoração aos 20 anos do grupo de pesquisa Centro de Estudos de Telenovela (CETVN), em parceria com a Globo Universidade.

A nova série da Rede Globo é o  tema do seminário, que conta com a participação de integrantes da equipe da TV Globo e dos professores Roseli FígaroMaria Cristina MungioliMaria Immacolata Vassallo de Lopes e Adilson Citelli, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), Maria Aparecida Baccega, docente aposentada do CCAe do diretor da ECA Mauro Wilton de Sousa.

O seriado idealizado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho, desenvolvido por ele e pelo escritor Paulo Lins, envolve aspectos econômicos, geográficos, históricos, sociológicos, filosóficos e literários de uma região: o subúrbio. Por isso, com o objetivo de ampliar o debate acadêmico e a reflexão multidisciplinar sobre o tema. O evento abordará a mistura de ficção e realidade encontrada na série, além de discutir questões socioeconômicas, espaciais e ideológicas que envolvem as populações que vivem no subúrbio, trazendo à tona a importância das periferias para a construção da sociedade brasileira.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail gu.inscricao@redeglobo.com.br, informando nome e instituição. As vagas são limitadas e a entrada é franca.

Confira a programação:

9h30 – Credenciamento

10h às 10h35 – Abertura com representante do Globo Universidade e os professores José Marques de Melo (UMESP), Maria Aparecida Baccega (ECA - USP), Roseli Fígaro (ECA - USP) e Mauro Wilton de Sousa (ECA - USP).

Mesa 1 - Suburbia: o processo de criação da série

10h35 às 11h35 – Luiz Fernando Carvalho (Rede Globo) e Paulo Lins (Rede Globo)
11h35 às 11h50 – Debatedor: Cristina Mungioli (ECA - USP)
11h50 às 12h05 – Coffee break