Seminário trata das greves do ABC paulista no cinema

27/08/2014 14:00

Acontece na próxima quarta, dia 27, às 14h, o seminário As greves do ABC paulista no cinema (1979-1981): representações dissonantes do movimento operário nos documentários de Leon Hirszman e Renato Tapajós. O evento é parte das atividades do Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”, coordenado pelos professores Eduardo Morettin, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), e Marcos Napolitano da FFLCH/USP.

Neste ano, os seminários serão dedicados às relações entre cinema e história a partir dos documentários brasileiros que se ocuparam do período do regime militar (1964 – 1985), analisando as estratégias de autenticação de seu discurso, como o uso de material de arquivo, do testemunho e da voz over, dentre outros procedimentos.

Programação

Filmes: "Linha de montagem" (1981), Renato Tapajós

Texto: RIDENTI, Marcelo. "Todo artista tem de ir aonde o povo está: refluxo e continuidade das utopias revolucionárias". In. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da tv. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 317-363.

Expositor: Reinaldo Cardenuto (doutorando, ECA/USP)
 
Para um histórico e apresentação das atividades do grupo acessar aqui e é possível acompanhar outras postagens no Facebook do História e Audiovisual.
 
Serviço
 
Data: 27 de agosto
Hora:  14h
Local: sala 223 - segundo andar, CTR (Prédio 4)