Seminário virtual discute linguagens e discursos ficcionais da televisão

02/06/2020 14:30
09/06/2020 16:30

Evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (GELiDis)

Em período de quarentena, as produções audiovisuais têm ajudado as pessoas a aproveitarem o tempo em casa, seja por meio de reprises de novelas na tv aberta ou filmes e séries em serviços de streaming. Pensando em promover reflexões sobre estas obras de ficção, o Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (GELiDis) organiza, de forma virtual, o II Seminário Linguagens e Discursos Ficcionais de Televisão.

Com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), o evento acontecerá nos dias 2 e 9 de junho, às 14h30, via Google Meet. A mediação será feita pela professora Maria Cristina Palma Mungioli

No dia 2, a professora  da Pontifícia Universidade Católica do Peru, Giuliana Cassano, fala sobre Amor romântico e melodrama: um olhar para e da novela.  A palestra apresenta a novela como um produto cultural que torna visível a matriz melodramática, a qual possibilita refletir sobre as representações femininas no cenário contemporâneo.

Mulher e homem se casam em cerimônia religiosaRaquel (Érika Januza) e Bruno (Caio Paduan), par romântico da novela O Outro Lado do Paraíso, exibida em 2018 na Rede Globo.

Já no dia 9, o palestrante é o professor Christian Hugo Pelegrini, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), discute o Desenvolvimento de personagens em audiovisual: uma perspectiva narratológica transmidiática. A ideia é analisar como os elementos comuns a personagens de ficção derivam de "fatores midiáticos, industriais e/ou históricos", resultando em obras com diferentes propostas estéticas, explicam os organizadores.

O evento é aberto aos estudantes do PPGCOM e aos demais interessados no tema. As inscrições podem ser feitas por este formulário. Haverá certificado para os participantes.

Eventuais dúvidas podem ser enviadas para o e-mail do GELiDis: gelidisusp@gmail.com .