Criando séries televisivas complexas, com Sílvio Anaz

26/09/2017 14:00
26/09/2017 17:00

O ciclo Cartografias da Crítica, promovido pelo MidiAto desde 2015, continua com sua programação no próximo dia 26, terça, com a palestra Criando séries televisivas complexas, realizada por Sílvio Anaz. A apresentação ocorre às 14h, na sala 223 do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR).

Silvio Anaz é doutor em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA. É integrante do MidiAto e também do grupo de pesquisa Comunicação e Criação nas Mídias (PUC-SP).

A palestra apresenta as transformações no contexto e nos processos de criação e produção televisivos que levaram as séries dramáticas a desenvolver estruturas intrincadas, com múltiplas tramas, temas áridos, diegeses não convencionais e produções com recursos técnicos, humanos e orçamentários comparáveis às grandes produções cinematográficas. Além das mudanças nas condições de criação, produção e consumo, serão examinados também elementos estruturantes da narrativa para entender como que os criadores constroem sua complexidade.

Sobre o ciclo Cartografias da Crítica

O ciclo Cartografias da Crítica recupera os fundamentos teóricos sobre crítica, abordando suas diversas correntes teóricas, com o objetivo de debater sobre o atual desenho dos estudos de crítica de mídia e de audiovisual. Também são feitos estudos de textos importantes para o trabalho do grupo. As reuniões são abertas ao público.

Mais do que exercer o julgamento sobre produções midiáticas e audiovisuais, o MidiAto procura desenvolver um posicionamento crítico em relação a elas. Isso significa observá-las do ponto em que se hibridizam, se refazem ou se curvam, oferecendo-se a uma interpretação que pode ser contrastiva a partir de outros meios, suportes e teorias.

Serviço:
Criando séries televisivas complexas, com Sílvio Anaz

Data: 26 de setembro
Local: CTR - Sala 223 (Prédio 4)

Texto: Midiato