Simpósio da ABCiber debate conectividade, hibridação e ecologia nas redes digitais

14/12/2017 09:00
16/12/2017 18:00

Entre os dias 14 e 16 de dezembro será realizado no Centro de Difusão Internacional da USP o 10º Simpósio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), que visa debater conectividade, hibridação e ecologia nas redes digitais. O evento reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, palestrantes nacionais e internacionais, além de mais de 500 trabalhos inéditos.

A programação do simpósio contará com palestras, mesas de conferência e sessões com painéis temáticos e mesas coordenadas. Trará também uma exposição de soluções digitais, além de performances, lançamentos de livros, exposição de arte, eventos musicais, exibições de filmes de realidade virtual. Ao todo, oito arenas trarão temas que vão desde redes indígenas a games e inteligência artificial. Em arena intitulada As plataformas digitais de participação e tomadas colaborativas de decisões, o professor Massimo Di Felice, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) se reunirá com os especialistas europeus Enrica Sabatini (Movimento 5 stelle), Mario Pireddu (Universidade de Roma Tre) e Stephane Hugon (Ceaq Sorbonne, Eranos Paris). Já em Net-ativismo: a participação e o conflito na época das redes, Erick Roza, do grupo de pesquisa Atopos, participa de arena com os movimentos Muda São Paulo, Jornalistas Livres e Ciclocidade.

A ABCiber é uma entidade de cultura e ciência sem fins lucrativos fundada em São Paulo, em 2006, e tem como missão reunir pesquisadores, grupos de pesquisa e instituições brasileiras que estudam cibercultura. Nesta edição, o evento é realizado pela ECA, com promoção do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e organização do Grupo de Pesquisa Atopos e do  NACE Escola do Futuro.

Confira no site a programação completa.

Serviço:

10º Simpósio Nacional ABCiber
Data: 14 a 16 de dezembro
Horário: 9h às 18h
Local: Centro de Difusão Internacional da USP
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 222, Cidade Universitária