Sociólogo Nick Couldry participa de conferência organizada pelo PPGCOM

20/05/2019 14:00
20/05/2019 18:00

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) está organizando a conferência Colonialismo de dados e o esvaziamento da vida social, que será realizada no dia 20 de maio, às 14h, na ECA e terá a participação do sociólogo de mídia e cultura, Nick Couldry. O encontro acontece no Auditório Paulo Emílio, no Prédio Central.

Autor de catorze livros, incluindo The Mediated Construction of Reality (com Andreas Hepp); Media, Society, World: Social Theory and Digital Media Practice e Why Voice Matters, Nick também é professor de Comunicações, Mídia e Teoria Social na London School of Economics and Political Science. Entre 2018 e 2019 foi professor associado no Centro Berkman Klein de Harvard para Internet e Sociedade e também professor visitante no MIT.

A conferência será baseada no próximo livro de Couldry, a ser lançado em agosto deste ano e que trata dos custos da conectividade: The Costs of Connection: How Data Colonizes Human Life and Appropriates it for capitalism (Custos da conectividade: como dados colonizam a vida humana e o capitalismo se apropria disso, em tradução livre), escrito em parceria com o autor Ulises Mejia e com edição da Stanford University Press. Também será abordado o papel dos dados na sociedade, que devem ser entendidos como não somente um desenvolvimento do capitalismo, mas também como o começo de uma nova fase na história humana que rivaliza em sua importância com o surgimento do colonialismo histórico. Para os autores, há o surgimento de um colonialismo de dados, baseado na apropriação da vida humana, que abrirá caminho para um novo capitalismo que ainda não possui uma denominação específica.

Nick Couldry faz a conferência Colonialismo de dados e o esvaziamento da vida social. Foto: Divulgação

O evento também discutirá como uma nova ordem social está sendo criada como o principal meio para estabilizar e fazer cumprir esses modos de desenvolvimento. Este novo meio cria novos dependências de plataformas por meio das quais os dados são extraídos, e também produz novos formas de discriminação social, baseadas na reinvenção do conhecimento social. O resultado é um esvaziamento do mundo social, que para o capitalismo corporativo assume uma forma paradoxal de um novo domínio pré-disposto à uma exploração sem fim e manipulação da sociedade.

O evento terá transmissão on-line pelo IPTV-USP.

Serviço:
Colonialismo de dados e o esvaziamento da vida social - Conferência com Nick Couldry
Data: 20 de maio
Local: Auditório Paulo Emílio, 2º andar - Prédio Central (Prédio 1)