Turma 68 da EAD apresenta: "Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias”

27/06/2018 19:00
08/07/2018 20:00

Fica em cartaz até o dia 8 de julho a peça Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias realizada pelos alunos da Escola de Arte Dramática (EAD). A peça é uma montagem-processo, conduzida pela palavra do jornalista e dramaturgo, Matéi Visniec.

O trabalho é dirigido por Isabel Setti e finaliza o quinto semestre da turma 68 da Escola. Setti é professora da EAD, responsável por lecionar a disciplina de Voz e expressão verbal. É formada pela EAD e bacharel em História e Pedagogia, ambos pela USP. Atua na área da prática que a consciência dos procedimentos e dinâmicas de interpretação, corpo e voz convergem criando um campo único e aumentado da investigação teatral.

Alunos da EaD durante um ensaio aberto da peça Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias. Foto: Allis Bezerra

Segundo a diretora, o termo montagem-processo “é uma montagem que resultou de um semestre de trabalho com esses alunos que envolvia, tanto a perspectiva da interpretação, como a perspectiva de voz e expressão verbal”, matérias que ela leciona na EAD.

A escolha do texto para a apresentação ocorreu no fim de 2017, diante de aprovação pela diretora e seus alunos pelas referências do autor aos migrantes, os absurdos que eles passam, a questão da guerra, além da escrita do dramaturgo que “abraça cada ser humano que ele coloca no palco”. A peça tem como pano de fundo a guerra permanente e sua repercussão nas relações entre as pessoas, reunindo personagens em conflito entre diversas naturezas. Sobre a importância das apresentações realizadas pelos alunos, Setti diz que “o teatro se realiza quando você abre esse trabalho que você está fazendo e oferece ao público”.

Ellen Regina Pereira, aluna do terceiro ano da EAD e integrante do elenco, explica que o processo até o momento da apresentação foi realizado com extremo cuidado tanto por parte da professora como dos alunos, afirmando que é extremamente gratificante ter a chance de cursar a EAD – um ambiente totalmente voltado para a criação e aprender sobre a arte de encenar. “Aqui eu tive oportunidade de viver o que é criar um processo em sala de ensaio que era algo que eu sentia muita falta”.

Haverá apresentações nos dias 3 a 7 de julho, às 21h, e no dia 8 de julho, às 20h, no Teatro Laboratório da ECA. O espetáculo tem duração de 120 minutos, sendo recomendado para maiores de 14 anos. A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Serviço:
Espetáculo Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias

Datas e horários: 27 a 29 de junho, às 19h, 1º de julho, às 18h
                            3 a 7 de julho, às 21h, 8 de julho, às 20h
Local: Sala Alfredo Mesquita - Teatro Laboratório (Prédio 8)