Um jeito novo de dançar e encenar: grupo de Artes Cênicas se apresenta na Mostra do TUSP

04/03/2020 20:00
05/03/2020 22:00

Mostra de Teatro Estudantil recebe peça “1º de abril” nos dias 4 e 5 de março

Com grupos vindos de diversos lugares do país, o Teatro da USP (TUSP) recebe, até o dia 29 de março, a segunda edição da Mostra de Teatro Estudantil. Entre escolas de teatro independentes e instituições acadêmicas com cursos da área, está o Departamento de Artes Cênicas (CAC), que marca presença com um espetáculo do Laboratório de Pesquisa e Estudos Em Tanz Theatralidades (Lapett). 

A peça “1º de abril” mostra uma nova possibilidade para as Artes Cênicas: a dança teatral. O Tanztheater surgiu na Alemanha nos anos 1930. Diferente da dança clássica, nesse tipo de expressão artística os atores-bailarinos são “pessoas do nosso tempo, com dores e sentimentos”, explica a professora Sayonara Pereira, coordenadora do grupo e diretora-coreógrafa da peça. 

Por ser uma dança que “dialoga com as capacidades e possibilidades que o intérprete dá para o autor”, o processo de criação envolve, por vezes, abraçar algo que supostamente deu errado e incorporar na encenação. O movimento do corpo constitui o centro da expressão nesse tipo de espetáculo, mas há também falas durante a performance. 

Para a peça que participa do TUSP, o nome veio de uma coincidência: foi no dia 1º de abril de 2019 que o grupo começou a construí-la. A inspiração veio de ditados populares e a proposta é mais fluida, sem uma narrativa tradicional. Como consta na sinopse: “sem pretender contar nenhuma história com início, meio e fim, ‘1º de abril’ tem como fio condutor diferentes ritmos musicais.”

O Lapett é formado por alunos da graduação e da pós-graduação e está em atividade há 9 anos. A peça montada e estrelada por eles será apresentada nos dias 4 e 5 de março, às 20h, na sede do TUSP. 

Além dos espetáculos, a Mostra de Teatro Estudantil do TUSP traz também workshops e apresentações especiais, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Para conferir a programação completa da mostra, acesse o site oficial

Grupo Lapett se encontra semanalmente no CAC. Foto: João Mariz. 

Serviço: 
Espetáculo 1º de Abril 
Datas: 4 e 5 de março
Horário: 20h
Local: Teatro da USP (TUSP) - Rua Maria Antônia, 294, Consolação, próximo ao metrô Santa Cecília