Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina

18/11/2015 09:00
19/11/2015 17:00

A 5ª edição do Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, tem como tema Tempo e Abrangência em Arte e Cultura Latino-Americana. O evento acontece no prédio da Biblioteca do Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo.

Contando com o apoio da Fundação Memorial da América Latina, Sociedade Científica de Pesquisa em Arte (CESA),  Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo e do Instituto de Artes da UNESP, campus São Paulo, o V Fórum tem  uma programação diversificada, além das seis mesas de debates que ocorrem durante os períodos da manhã e tarde, e também prevê a realização de atividades interativas entre os artistas convidados, críticos e dos demais participantes.

O Fórum conta com a presença de pesquisadores e artistas convidados que buscam novas maneiras de reescrever, sob uma perspectiva crítica, aspectos que  ainda hoje não recebem muita atenção da História da Arte. Entre os presentes, a artista Rosana Paulino, faz uma apresentação cujo tema tem como centro a discussão dos “lugares simbólico-sociais impostos à mulher negra”.

No dia 18, quarta-feira, no final do dia, haverá uma ação coletiva dirigida pelo Grupo de Pesquisa Panorama da Cerâmica Latino- Americana da UNESP, cujo objetivo é o de simbolizar a união dos povos da América. Os trabalhos são dirigidos pela pesquisadora de cerâmica da América Latina, Lalada Dalglish.

Já no dia 19, quinta-feira, na parte da tarde, duas atividades estão programadas: a primeira, uma visita guiada ao Pavilhão da Criatividade, no Memorial, onde encontram-se agrupados por países, centenas de objetos, entre  trajes típicos, artesanatos, objetos de uso cotidiano, esculturas, adereços religiosos entre outros, representativos dos países latino-americanos; em seguida, os participantes se deslocam  até o Salão de Atos Tiradentes, ao lado da Biblioteca, onde encontram-se os painéis  monumentais de Portinari (Tiradentes), de Poty Lazzarotto, e do escultor e pintor Carybé.

Data: 18 e 19/11

Horário: das 9h às 17h

Local: Biblioteca Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664- Metrô Barra Funda- São Paulo