Violinista belga e spalla da Orquestra Sinfônica Municipal participam de concerto na Biblioteca Mindlin

12/06/2019 12:30
12/06/2019 13:30

A ECA promove no dia 12 de junho, quarta-feira, às 12h30, mais uma apresentação da Série Internacional da Música USP. O Conjunto de Música Antiga da USP, formado por músicos especialistas em instrumentos históricos, apresenta-se com os violinistas Joelle Perdaens e Alejandro Aldana. A apresentação tem regência de William Coelho. Gratuito e aberto ao público, o concerto acontece na sala de música Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). 

Há 17 anos em atividade, o Conjunto de Música Antiga da USP tem a proposta de unir pesquisa musicológica e performance da música dos séculos XVI, XVII e XVIII. Entre os projetos já realizados pelo grupo estão: a ópera L’Orfeo de Claudio Monteverdi, na reinauguração do Theatro São Pedro, em 2005; uma série de concertos dedicada à Música Colonial Brasileira, junto ao coral Audi Coelum e narração da atriz Fernanda Montenegro, sob direção geral de Roberto Rodrigues, em 2014; e a primeira montagem sul americana da 5ª Sinfonia de Beethoven com instrumentos históricos, em 2017.

A belga Joelle Perdaens desenvolve intensa atividade artística e pedagógica no âmbito da música antiga na Argentina, onde vive desde 1998. Participa de grupos de referência na área, como o The Rare Fruits Council, o Café Zimmerman e a Orquestra Barroca do Mercosul. Também ministra aulas de música de câmara barroca e violino barroco na Universidade Católica Argentina e na Escuela Superior de Música Manuel de Falla, em Buenos Aires. Alejandro Aldana é spalla da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo desde 2018. Antes disso, foi spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira entre 2011 e 2015. Como solista, já se apresentou com várias orquestras do Brasil, da Argentina, da Alemanha e da Itália.


Série Internacional de Música recebe os violinistas Joelle Perdaens (foto) e Alejandro Aldana, que tocam obras de Bach ao lado do Conjunto de Música Antiga da USP. Foto: Divulgação

No concerto da Biblioteca Mindlin, o repertório escolhido inclui as seguintes obras do compositor J. Bach: Concerto para violino, cordas e contínuo em lá menor, BVW1041 (c. 1730); Concerto para violino, cordas e contínuo em mi maior, BVW1042 (c.1718) e Concerto para dois violinos, cordas e contínuo em ré menor, BVW1043 (c.1718-20).

A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) promove concertos com convidados internacionais de destaque no cenário musical em apresentações solo ou em parceria com artistas brasileiros. Os concertos são mensais e acontecem até o mês de novembro na sala Villa-Lobos da BBM. O programa traz canções de compositores clássicos e conhecidos do público, por exemplo, Stravinsky, Vivaldi, Bach, Camargo Guarnieri, Schumann, Ravel e Beethoven, entre outros artistas. 

A série é uma iniciativa da ECA em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e conta com o apoio do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado da Hungria, da Embaixada da Áustria e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

A curadoria é do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música (CMU).

Serviço:
Série Internacional de Música USP – Concerto do Conjunto de Música Antiga da USP e os convidados Joelle Perdaens e Alejandro Aldana

Data: 12 de junho
Horário: 12h30
Próximas datas: 7 de agosto, 11 de setembro, 9 de outubro e 6 de novembro, sempre às 12h30
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, SP)