ECA na Virada Científica da USP

17/10/2015 09:00
18/10/2015 22:00

A Universidade de São Paulo realiza nos dias 17 e 18 de outubro a segunda edição da Virada Científica. Promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, o evento apresenta uma programação com mais de 150 atrações na cidade de São Paulo e outras apresentações nos campi no interior.  A maioria das atividades será concentrada na Cidade Universitária, que terá oficinas e palestras nas unidades e também um espaço central montado na Praça do Relógio.

Trazendo o tema “Vila da Virada”, o espaço central tem o objetivo de resgatar a relação entre a ciência e a ocupação da cidade, propondo novos olhares para temas urbanos a partir do viés científico. O skate, por exemplo, estará presente em atividades lúdicas e palestras e as baterias de diversas faculdades da USP farão apresentações públicas.

A coordenação das atividades da ECA nesta 2ª edição da Virada Científica contou com o professor Ivan Cláudio Pereira Siqueira, responsável pela organização das atividades na ECA, e  com a  professora Lucilene Cury, presidente da Comissão de Cultura e Extensão, com o apoio da Assistente Acadêmica, Rosa Sampaio.

Estão programadas palestras e oficinas com o envolvimento de docentes e alunos dos Departamentos de Artes Plásticas, Biblioteconomia e Documentação, Comunicações e Artes, Jornalismo e Editoração e Cinema, Rádio e Televisão.

As atividades propostas pela ECA acontecem todas no dia 17 de outubro. São elas:

1) Visita "Cidade do Conhecimento" - professor Gilson Schwartz (Departamento de Cinema, Rádio e Televisão), na ECA, no Barracão22/bloco 9, das 10h às 16h;

2) Oficina "Buscas de Informação na Web" - professor José Fernando Modesto (Departamento de Biblioteconomia e Documentação), no IME - Instituto de Matemática e Estatística, das 15h às 16h;

3) Contação de história - professora Marília Fiorillo (Departamento de Jornalismo e Editoração), na FE- Faculdade de Educação, das 15h às 16h;

4) Ateliê cultural: Ateliê a céu aberto “Varal do tempo/espaço”, curado pela professora Sumaya Mattar (Departamento de Artes Plásticas), na Praça do Relógio, das 15 às 19h, com intervalos;

5) Palestra "Funcionamentos e peculiaridades das Redes Sociais" – professor Marcos Luiz Mucheroni (Departamento de Biblioteconomia e Documentação), no IGc – Instituto de Geociências, das 17h às 17h50;

6) Palestra "Cidadania Digital" - professor Ivan Siqueira (Departamento de Biblioteconomia e Documentação), no IGc - Instituto de Geociências, das 19h às 19h50;

7) Circusp - Coletivo Circense USP - Praça do Relógio, das 21h às 22h.

Entre as outras palestras que ocorrem nas unidades da Cidade Universitária, são destaque trabalhos de cientistas da USP sobre temas como: obesidade, atividade física, terremotos, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, prevenção e controle do câncer, mídias sociais e violência. Os visitantes também poderão  visitar uma célula gigante, que contará com sua estrutura interna, exposição de vertebrados e jogos interativos.

Outros locais da capital paulista que recebem atividades são: Centro Universitário Maria Antônia, Parque CienTec, Casa de D. Yayá, Museu de Arte Contemporânea (MAC) e Faculdade de Medicina (FM). Haverá eventos também nas sedes de Santos, Ribeirão Preto, São Carlos, Pirassununga, Baura, Lorena e Piracicaba.

A Virada Científica da USP marca a participação da instituição na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida em todo o país pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Todas as atividades são gratuitas e a programação completa pode ser verificada no site oficial da Virada Científica e também no evento do Facebook. Há ainda a possibilidade de se baixar o aplicativo da Virada Científica, que disponibilizará a programação do evento com vários filtros.

Serviço - Virada Científica da USP

Data: 17 e 18 de outubro

Horário: o dia todo

Local: Cidade Universitária, Centro Universitário Maria Antonia, Casa de D. Yayá, Parque CienTec, Faculdade de Medicina da USP, Museu de Arte Contemporânea e mais 7 cidades do interior.