Waldenyr Caldas fala sobre música sertaneja, cultura e política

11/02/2017 14:00

No Diversidade em Ciência desta semana, o professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA)  entrevista o sociólogo Waldenyr Caldas, também professor do CCA, que fala  sobre a música sertaneja e a sua interseção com a cultura, a política e o consumo.

Durante a entrevista, Waldenyr Caldas analisa a relação da música sertaneja com a exaltação do regime militar e o seu processo histórico. Também  explica a diferença entre música caipira e música sertaneja e as suas representações na indústria cultural. Também serão apresentados os pioneiros da música sertaneja e as primeiras duplas formadas.

Waldenyr Caldas é autor do livro Acorde na Aurora: música sertaneja e indústria cultural (Editora Nacional), considerado uma das mais importantes obras para entender o caráter da música sertaneja e o seu processo histórico. Ele também é autor e organizador de mais outras doze obras sobre o assunto.

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Local:  Rádio USP