X Reality USP 2021 promove mostras e conferência sobre o universo da realidade virtual

19/03/2021 09:00
28/03/2021 18:30

Em sua segunda edição, evento apresenta intercessões entre estética e ciência para tratar das realidade virtual, expandida e aumentada; programação é inteiramente gratuita e on-line

 

De que modo o avanço das tecnologias de produção de imagem digital pode expandir mundos e aplicações estéticas e científicas? Sob exploração constante nas mais diversas indústrias e cada vez mais presentes em nosso cotidiano, as X-Reality  expressão que abrange as realidades virtual, expandida, imersiva, aumentada e mista – serão discutidas e exibidas no evento X-Reality USP 2021 - Ressignificação da Presença. Com uma conferência e três mostras na programação, o evento apresenta trabalhos nacionais e internacionais e reúne realizadores audiovisuais, cientistas e setores do mercado criativo e de tecnologia entre os dias 19 e 28 de março.

Realizado pelo Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (LabArteMídia), vinculado ao Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e ao Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), o evento está na sua segunda edição e será realizado de forma remota. “A pandemia de covid-19 nos mostrou uma completa ressignificação do sentido de presença no cotidiano das pessoas, quando mudou toda nossa rotina e impulsionou o uso de aplicativos, dispositivos e várias ferramentas digitais, como as de videoconferência, na organização da vida e nas formas como o humano se vê e se entende no mundo atual. O momento é mais que oportuno para debater as potencialidades das X-Reality no cotidiano”, afirma o videoartista e professor Almir Almas, coordenador do LabArteMídia e idealizador do evento.

A conferência acontece nos três primeiros dias do X-Reality USP, entre 19 e 21 de março, com a proposta de trocar e debater experiências fílmicas e as potencialidades estético-políticas e tecnológicas da X-Reality no Brasil. O principal convidado é o multiartista e pesquisador japonês Yoichiro Kawaguchi, inventor do sistema de criação de imagens GROWTH e nome de destaque na arte interativa, com trabalhos expostos na Bienal de Veneza de 1995. Yoichiro também é professor emérito da Universidade de Tóquio, diretor do Museu a Céu Aberto de Kirishima e presidente da Associação de Conteúdo Digital do Japão. Além das mesas com outros convidados brasileiros e estrangeiros, a conferência conta com duas master classes. 

Já as mostras acontecem durante todo o evento, trazendo trabalhos dedicados a experimentar as realidades imersiva, virtual e expandida. Um dos destaques da curadoria da Mostra Raindance Immersive é o filme nacional A Linha (2019). A animação conquistou diversas premiações na temporada de 2020, entre eles os prêmios de Melhor Experiência Imersiva do Festival de Veneza e do Emmy. A Mostra Nacional, nova janela criada pelo X-Reality USP em 2021, apresentará 12 filmes em realidade expandida, interativa e virtual realizados no Brasil, com destaque para a ficção experimental em realidade virtual Bem-Vindes!, do realizador Tadeu Jungle, e o trabalho em realidade mista Passista 4.0, desenvolvido pelo LabArteMídia em parceria com a escola de samba Rosas de Ouro para o carnaval 2020

O evento tem parceria internacional do britânico Raindance Film Festival/ Raindance Immersive Stories e nacional do MemeLab. O financiamento é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), por meio do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). O apoio é da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEX) da ECA.

Acesse o site da X-Reality USP 2021 e confira a programação completa. Todas as atividades são gratuitas, mas para participar da conferência e das master classes é necessário realizar inscrição. Haverá emissão de certificados para os participantes.   

 

Cartaz X-Reality USP 2021

 

Serviço:

X-Reality USP Ressignificação da Presença

Data: 19 a 28 de março

Horário: 9h às 18h30 

Transmissão no site da X-Reality USP 2021