Curso de Artes Visuais

Curso de Artes Visuais

Departamento de Artes Plásticas

http://www2.eca.usp.br/cap/

http://www3.eca.usp.br/cap

 

 

O Curso de Artes Visuais do Departamento de Artes Plásticas é voltado à formação de artistas, arte-educadores e profissionais da área de artes em geral, interessados em trabalhar nos diversos setores da cultura que envolvem competências dessa área, como museus, espaços culturais e editoras. Oferece Licenciatura em Artes Visuais e quatro Bacharelados - Escultura, Gravura, Pintura, e Multimídia e Intermídia. O Curso incentiva o compromisso duradouro de seus egressos com a pesquisa e a reflexão e objetiva a formação de artistas nos bacharelados específicos, proporcionando a esses jovens artistas o contato com um universo amplo de linguagens artísticas, como também a formação de professores de arte licenciados para o ensino médio e fundamental, Terceiro Setor, museus e instituições culturais. Prepara, também, seus estudantes para atuarem em instituições de arte e cultura que requerem conhecimentos teóricos e práticas da área de artes plásticas. As quatro habilitações e a licenciatura oferecem formação teórica básica em história e teoria da arte. Buscam o equilíbrio entre conteúdos teóricos e práticos e incentivam os estudantes a consolidarem seus conhecimentos mediante o estudo e a pesquisa. O Bacharel ou o Licenciado em Artes Visuais poderá atuar profissionalmente na produção de artes visuais, na pesquisa em arte de natureza prática e teórica, na crítica de arte, na gestão cultural e no ensino.

 

Os alunos de Licenciatura e dos Bacharelados em Artes Visuais realizam, ao longo dos quatro anos de sua trajetória acadêmica, trabalhos práticos e teóricos; desenvolvem, sob a supervisão de um orientador, projetos de pesquisa em nível de iniciação científica;  completam estágios em instituições de arte, educação e cultura  e podem realizar intercâmbios internacionais.  

 

O Curso dispõe de ateliês de gravura, pintura, escultura, cerâmica, fotografia analógica e digital, multimídia, salas de estudo, laboratório de informática, estúdio, laboratório de processamento de imagem digital, e biblioteca geral da Unidade. São incentivadas atividades interdisciplinares junto aos cursos de artes cênicas, música e audiovisual ou em outras unidades da USP.

 

Uma característica singular deste curso é a estruturação de sua grade de disciplinas orientada pelos interesses do aluno. No primeiro ano, os alunos cursam uma série de disciplinas básicas que, além das teóricas sobre arte,  contemplam conteúdos introdutórios de todas as Habilitações e da Licenciatura (Gravura, Multimídia e Intermídia, Pintura, Escultura e Licenciatura). Nos anos seguintes, cada aluno escolhe, entre os Bacharelados ou a Licenciatura, o curso de seu interesse, e tal escolha orienta as disciplinas obrigatórias que cursará.  A grade se complementa com disciplinas optativas, escolhidas dentre aquelas oferecidas pelos demais Bacharelados ou pela Licenciatura do Departamento de Artes Plásticas, ou, ainda, por outros cursos oferecidos na Escola de Comunicações e Artes da USP, da qual faz parte o Departamento de Artes Plásticas. Essa estrutura traz uma excelente oportunidade para o estudante definir, ao longo do Curso, uma formação personalizada, sem perder a possibilidade de visão interdisciplinar na área de arte.

 

Os egressos do Curso de Artes Visuais atuam em diversos campos do conhecimento: como artistas (pintores, gravadores, escultores, artistas multimídia, videoartistas, e realizadores nas mais diversas linguagens artísticas e interdisciplinares); como educadores do ensino médio e fundamental ou em setores educativos de instituições artísticas e culturais; e, ainda, como profissionais em história da arte, crítica e curadoria.