Curso de Publicidade e Propaganda

Curso de Publicidade e Propaganda

Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

http://www3.eca.usp.br/crp

 

Publicidade e Propaganda da ECA: Aqui você vai estar em boa companhia.

 

Nuvem de palavras (destaque para palavras em vermelho

 

Talento/ Criatividade/ Persistência/ Sensibilidade/ Vontade de aprender/ Interesse pelas Pessoas/ Postura Ética/ Feeling/ Olhar Diferenciado/ Persuasão/ Inovação/ Emoção

 

Ser publicitário é, hoje, ser múltiplo. É ter criatividade e, ao mesmo tempo, conhecimento das motivações das pessoas. É ser encantador, transitando entre a emoção e a razão. É “sair da caixa” usando um profundo conhecimento do ser humano. É dominar a teoria e também saber como usar a tecnologia. É ter uma ideia genial em menos de um minuto, mas depois ficar por dias buscando outra melhor. É gostar muito de gente, mas só motivar pessoas eticamente.

 

Tem que ser transdisciplinar. Ser publicitário é buscar informações e, principalmente, saber como cruzá-las para bolar a melhor maneira de estabelecer relações entre pessoas, produtos, serviços e ideias. É Planejar, identificar nas informações, com olhar próprio, os caminhos possíveis para alcançar os objetivos de comunicação.

É criar as mensagens mais persuasivas e eficazes para estabelecer estas relações. É criar significados próximos e positivos para as pessoas.

É apresentar estas mensagens do modo mais envolvente possível às pessoas desejadas. Criar pontos de contatos eficazes entre indivíduos e mensagens, o que se chamava “fazer a mídia”.

É também avaliar como os esforços de comunicação funcionaram (ou não) e como tudo pode ser melhorado.

É, numa outra perspectiva, estudar os fenômenos Publicitários, avalia-los e analisa-los academicamente.

 

Ser publicitário é trabalhar em Agências de Propaganda. É trabalhar na Comunicação de Organizações e Empresas, Privadas ou Públicas, com fins lucrativos ou não. É trabalhar em TVs, Jornais, com Internet, Rádios, Revistas ou qualquer outro Meio de Comunicação. É trabalhar em Institutos de Pesquisa, em Produtoras de Vídeo, em Gráficas, em Produtoras Digitais. Ou na Universidade, pesquisando e formando novos, criativos e conscientes publicitários. É um mundo de possibilidades, que cada vez se abre mais e mais para você.

 

E, como é o curso de Publicidade na ECA?

 

BASE HUMANÍSTICA + FORMAÇÃO GENERALISTA

 

Só no tempo da Publicidade em Cavernas é que se achava que o que se aprendia era definitivo. Entrar no mercado da Comunicação é estar em efervescência constante. É não parar nunca de estudar e resolver novos desafios.

Por isso, mais que ensinar o que está se fazendo agora, é importante consolidar nos alunos de hoje uma sólida base humanística. É ela que vai ancorar a reflexão e permitir sempre a formulação de novas soluções num futuro, próximo ou remoto.

Paralelamente, o período formativo é de experimentação, uma das razões pela qual a ECA optou por uma formação generalista, sem mergulhos específicos nas áreas de especialização, seja criação, planejamento, mídia ou produção, por exemplo. Isso permite que suas escolhas sejam feitas conscientemente, à medida que se vai conhecendo estas vertentes de atuação. Outra razão, tão forte quanto, é que qualquer que seja a especialização adotada, cada vez mais é necessário um conhecimento e, inclusive a capacitação em várias outras áreas. Definitivamente, Publicidade e Propaganda é uma carreira Multidisciplinar.

 

Mas, como isso funciona?

 

Você vai ter um curso com a duração ideal de 4 anos, com aulas em um período (matutino ou noturno).

Terá que cursar uma grande maioria de disciplinas obrigatórias, mas também algumas disciplinas optativas, para você completar sua formação da maneira que melhor lhe interessar, dentro das inúmeras possibilidades da ECA ou mesmo da USP como um todo.

 

As disciplinas obrigatórias formam a espinha dorsal do Projeto Pedagógico de Publicidade e Propaganda da ECA e entre elas, você poderá distinguir as que tem por objetivos proporcionar uma formação crítico-acadêmica, que inclui  matérias pertencentes a outros campos de conhecimento como: língua portuguesa,

economia, sociologia, ética, legislação, política, psicologia e ideologia, mas abordadas sob o enfoque da comunicação persuasiva. Neste eixo pode-se, também, incluir o TCC- Trabalho de Conclusão de Curso (monografia individual) que tem por objetivo o incentivo à pesquisa acadêmica ou à revisão crítica de algum ”fazer” próprio da prática profissional.

Por outro lado, você cursará outras disciplinas no que chamamos de eixo da formação técnico – profissional, composto por matérias específicas das três fases do processo comunicativo (gestão, produção e difusão). Na primeira fase, gestão da comunicação, são incluídas disciplinas que tratam da conceituação básica das atividades mercadológica e publicitária e sua abordagem estratégica por meio da administração aplicada, do planejamento e da pesquisa.

A maior parte das disciplinas porém relaciona-se à  produção da comunicação que abrange os conteúdos que tratam da criação e produção publicitárias, como: fotografia publicitária; produção em rádio, TV e cinema; redação e arte publicitárias; promoção de vendas; e programação visual.

No tocante à difusão da comunicação, são ministradas disciplinas como mídia e comportamento do consumidor, que tratam dos contatos com os receptores e da recepção das mensagens publicitárias.

Ainda que inúmeras atividades práticas sejam desenvolvidas durante seu curso, é exigido um trabalho final, um Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda, onde uma campanha completa é desenvolvida para um cliente “real”, dentro do contexto do mercado. Se quiser saber mais sobre a grade, acesse http://www3.eca.usp.br/graduacao/cursos .  Ou informe-se diretamente no stand ou na própria escola.

 

Bom, este é o seu curso de Publicidade e Propaganda, na ECA, a Escola de Comunicações e Artes da USP.

 

Tá faltando alguma coisa?

Achamos que só falta você...