#ECAemCasa: ações para a comunidade durante a quarentena

Com aulas presenciais suspensas desde março, a ECA não parou. Pelo contrário, todos os dias surgem novas iniciativas de professores e estudantes para o enfrentamento do coronavírus nas diferentes esferas sociais afetadas pela pandemia. 

A ECA tem contribuído com iniciativas relacionadas aos seus ramos de atuação: comunicação, informação e artes. 

Conheça algumas das ações da ECA para o enfrentamento ao novo coronavírus:

 

ECA debate a pandemia

De setembro a dezembro, a ECA promoveu uma série de encontros chamada ECA Debate, em que abriu espaço para reflexão sobre os diferentes impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus. Foram 12 lives no Canal da ECA no Youtube, com a participação de 39 convidados e convidadas – docentes da Escola e de outras unidades de ensino da USP, sempre acompanhados de ativistas, profissionais do mercado, artistas, pesquisadores e representantes de entidades da sociedade civil.   


ECA contra as fake news

Com o crescimento das fake news sobre a Covid-19 e, mais recentemente, sobre as vacinas contra a doença, docentes e estudantes da ECA se mobilizaram para produzir uma série de podcasts sobre o tema, com orientações para identificar, evitar e combater essa prática.   


Plataforma para cerimoniais de despedida e memoriais on-line

O Projeto Transcender, desenvolvido pelo LabArteMídia, é uma plataforma on-line para a realização de cerimoniais de despedida e memoriais em homenagem a pessoas falecidas. O projeto aproxima amigos e familiares que perderam um ente querido, superando as barreiras impostas pela distância física em plena pandemia.


Pós-doutoranda reúne artigos sobre jornalismo especializado em saúde

Amanda Souza reuniu treze textos que enriquecem o debate sobre o papel do jornalismo especializado em saúde durante a pandemia.


Pandemia abre caminho para abordagens experimentais na educação

Nesta entrevista, o professor Richard Romancini, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), comenta desafios e perspectivas do uso de celular e outras mídias no ambiente escolar em tempos de pandemia.

Ainda no campo da educação e da tecnologia, a Escola do Futuro firmou um convênio com a Prefeitura do Guarujá para a capacitação de 800 professores e professoras do ensino básico no uso de linguagens e ferramentas digitais.


Educomunicação no combate à Covid-19

Projeto Educom.Saúde iniciou nova fase este ano e ampliou ações de combate à covid-19. com um curso de formação inicial em práticas educomunicativas aos profissionais da saúde do Estado de São Paulo.


O ensino remoto durante a pandemia

Em evento realizado em agosto, docentes da ECA compartilharam experiências de ensino durante o primeiro semestre, marcado pela suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de covid-19. Confira aqui a cobertura completa.


Produções on-line da ECA

Grupos de pesquisa, disciplinas ministradas por professores, jornais, produções dos departamentos, entre outros, apostam nos canais digitais de divulgação de seus trabalhos. Preparamos um lista com algumas destas produções aqui.


Pesquisa da ECA dá dicas para evitar golpes no whatsapp ligados à Covid-19

A professora Daniela Osvald e a bolsista Marcelle Pedrozo estão fazendo um mapeamento das tipologias de violência digital, incluindo golpes no whatsapp ligados à Covid-19. Responda o questionário e aproveita para conferir dicas para não sofrer este tipo de violência.


Pós-doutorando produz quadrinhos informativos sobre o coronavírus

Sob orientação do professor Waldomiro Vergueiro, o pós-doutorando Carlos Antonio Teixeira produziu quadrinhos no estilo cartum com recomendações de saúde e informações sobre a Covid-19. Ambos são membros do Observatório de História em Quadrinhos. 


O futuro das editoras

Pesquisa realizada pela Liga Brasileira de Editoras (Libre) no mês de abril releva a necessidade das editoras em apostar em outros centros de distribuição, sobretudo durante a pandemia de Covid-19, dado que 83% das editoras tinham como principal fonte de receita as livrarias. Clique aqui e saiba mais sobre o estudo conduzido pelo pós-doutorando Whaner Endo.


Observatório da Pandemia

O projeto Observatório da Pandemia conta com a participação de professores do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo e especialistas de diversas partes do mundo. O objetivo é mapear pesquisas feitas sobre a Covid-19 em diferentes áreas do conhecimento.


Música nas escolas

Mesmo com quarentena, projeto Sabiá Laranjeira dá continuidade às ações em conjunto com escolas públicas ao oferecer conteúdos de educação musical. 


Os retratos da Covid-19 na mídia

O grupo de pesquisa Epistemologia do Diálogo Social, coordenado pela professora Cremilda Medina, apresenta uma série de inquietações sobre o exercício do jornalismo e da comunicação em meio à crise atual, além de procurar entender como os profissionais da área enxergam o momento.


Com podcast, pesquisador do NCE e cientistas combatem fake news sobre a covid-19

Sob Covid é um podcast que surgiu com o objetivo de combater fake news sobre o coronavírus e disseminar informações científicas de uma forma leve e descontraída. A iniciativa é do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da ECA.


Estação Memória promove resgate e intercâmbio de experiências

Há 31 anos em atividades, o projeto Estação Memória adotou o formato on-line durante a quarentena e tem sido fundamental para a qualidade de vida de idosos no período de isolamento social. O projeto visa estimular o resgate da memória dos mais velhos e a transmissão dessa herança cultural à sociedade.


Professores e pesquisadores da ECA comentam os efeitos da pandemia na sociedade

Em entrevistas à imprensa e artigos, professores e pesquisadores da ECA ajudam a compreender esse momento tão incerto e repleto de imprevistos:

 

Para acompanhar no dia a dia, siga os posts da ECA no Facebook, Twitter e LinkedIn