Série "ENTRETELAS" debate pesquisas em artes visuais

Em encontros quinzenais, docentes, pós-graduandos e ex-alunos discutem processos e abordagens de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da ECA inicia no dia 23 de setembro, quarta-feira, às 19h30, a série de encontros quinzenais ENTRETELAS, que irá reunir doutores em artes visuais recém-formados pela USP com atuais alunos e alunas que estão desenvolvendo suas pesquisas de doutorado. A iniciativa procura promover o diálogo entre diferentes pesquisadores do campo das Artes Visuais, evidenciando vínculos e ressonâncias entre as mais diferentes abordagens das práticas artísticas, da teoria, da história e da crítica de arte.

Na abertura, a convidada é a pesquisadora Fabrícia Cabral de Lira Jordão, autora da tese As atuações e contribuições institucionais de artistas e intelectuais no campo das artes visuais durante o período da redemocratização brasileira (1974-1989), trabalho orientado pela professora Dária Jaremtchuk e tema desta reportagem do Laboratório Agência de Comunicação. A pesquisa foi fundamentada na hipótese de que ao longo do período de redemocratização no Brasil foi desenvolvido um novo tipo de ativismo artístico, o ativismo institucional. Ele teria impactado o processo de reformulação institucional e das políticas públicas, voltadas para as artes visuais, diferenciando-se das estratégias de ativismo comumente associadas ao período da ditadura militar.

Doutora em Artes Visuais pela ECA, Fabrícia Cabral irá falar sobre tese premiada pela Capes em 2019. Foto: Reprodução/Youtube

Fabrícia Cabral terá como interlocutora a artista Cássia Aranha, que atualmente realiza sua pesquisa de doutorado intitulada Cartografia da violência, sob orientação da professora Dora Longo Bahia, que explora a conexão entre os conceitos de lugares de memória e de violência do Estado. A mediação do encontro é da própria Dora Longo Bahia, professora e coordenadora do PPGAV.

Clique aqui e acesse a programação completa da série.

Serviço:
ENTRETELAS – Fabricia Cabral de Lira Jordão, Cassia Aranha e Dora Longo Bahia