ECA oferece diferentes cursos de especialização

A Escola de Comunicações e Artes possui diversos cursos de especialização, além dos cursos de graduação. Confira a seguir a relação de cursos oferecidos.


 
 
 

Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Gestcorp)

Coordenado pela professora
Margarida Maria Krohling Kunsch, do departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), o Gestcorp é um curso lato sensu voltado para graduados em Comunicação Social que atuem no mercado de Comunicação Organizacional (Relações Públicas, Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Publicidade e Propaganda). Tem por finalidade formar estrategistas e gestores da Comunicação Organizacional com uma visão abrangente da sociedade e de sua relação com as Ciências da Comunicação, trazendo profissionais que sintam necessidade de um embasamento teórico para suas atividades no mercado. 

Mais informações pelo telefone (11) 3091-4224 ou por email gestcorp@usp.br 
 
Curso de Gestão Integrada da Comunicação Digital nas Empresas (Digicorp)

Coordenado pela professora Elizabeth Saad Corrêa, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE),  o Digicorp é um curso lato sensu voltado para profissionais de nível superior em geral. Durante o curso, os alunos terão contato com conteúdos como estratégia e planejamento da comunicação digital, cenários da sociedade e da economia da informação, gestão de relacionamentos em redes sociais, criação de projetos web, design e narrativa hipermídia, entre outros.
 

Para mais informações, entre em contato com (11) 3091-4224 ou pelo email digicorp@usp.br
   
 

Marketing Político e Propaganda Eleitoral

O curso de Pós-Graduação lato sensu em Marketing Político e Propaganda Eleitoral, coordenado pelo professor Ivan Santo Barbosa, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), tem por objetivo aprimorar e aperfeiçoar os conhecimentos políticos de marketing e de propaganda de profissionais de diferentes áreas: marketing, publicidade e propaganda, relações públicas, jornalismo, administradores, assessores de imprensa, assessores políticos, candidatos políticos e políticos eleitos, cientistas sociais e juristas e demais profissionais da área política.
Inscrições abertas até dia 12 de fevereiro com início do curso em 12 de março.
 
Mais informações no telefone (11) 3091-4147 com Sueli.
   

Publicidade e Mercado

Também coordenado pelo professor Ivan Santo Barbosa, esse curso de especialização procura profissionais com formação superior que queiram ampliar seu knowhow ao aliar a formação teórica da USP às praticas de mercado. Ele é voltado não somente a profissionais da área de comunicação, mas também para profissionais responsáveis pela gestão ou implantação de produtos, serviços, lojas e instituições públicas ou privadas.
 
Inscrições abertas até dia 12 de fevereiro com início do curso em 12 de março.
 
Mais informações no telefone (11) 3091- 4147 com Sueli.   
 
 

Pesquisa de Mercado Aplicada em Comunicações

Coordenado pelos professores Maria Clotilde Perez e Leandro Leonardo Batista, o curso tem por objetivo indicar os fundamentos da pesquisa quantitativa e qualitativa e seus desdobramentos, sempre tendo em base a comunicação. Serão abordados ainda temas relacionados à satisfação do consumidor, à opinião pública, análise semiótica, às novas tecnologias e outros.
 
Nova turma em março de 2011. Para receber informações sobre o processo seletivo, preencha o formulário.
 
Informações: pelo telefone (11) 3091-4082 ou pospesquisa@usp.br  
 
 

Curso de Especialização em Estética e Gestão de Moda

O curso, coordenado pelos professores Eneus Trindade e Maria Clotilde Perez, busca formar profissionais aptos a idealizar e implementar planos de marketing e de comunicação para a indústria da moda. Seu público-alvo são as pessoas com nível superior completo em Moda, Design, Marketing, Comunicação, Administração, Engenharia Têxtil e afins.
 
Para mais informações, ligue para (11) 3091-4082 – Ramal 201, ou mande um e-mail para gestmoda@usp.br
 
 

Curso de Especialização em Mídia, Informação e Cultura (MIDCULT)

Coordenado pelo professor Dennis de Oliveira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), o curso tem como finalidade capacitar os profissionais de comunicação para trabalhar no mercado cultural, por meio de uma reflexão sobre os critérios de avaliação estética de produtos e projetos artísticos. Além disso, pretende analisar e comparar conceitualmente temas relacionados à produção cultural latino-americana às temáticas da mídia e contribuir para o aprofundamento teórico das práticas profissionais na mídia da área cultural.
 
Para mais informações, ligue para (11) 3091-4327. 
 
 

Curso de Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos (GESTCULT)

Também coordenado por Dennis de Oliveira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e do  Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), o curso é voltado para os profissionais graduados que desejam obter uma educação continuada, uma qualificação permanente ou o redirecionamento de carreira. Segundo o professor, a especialização surgiu da necessidade de preparar profissionais para atuar no mercado cultural e de organização de eventos. Os alunos deverão se tornar aptos para realizar as demandas geradas pelas dinâmicas sociais, contribuindo para a realização do projeto cultural.
 
Para mais informações, ligue para (11) 3091-4327.
 
 

Curso de Especialização em Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura

O curso é coordenado pelas professoras Maria Cristina Castilho Costa e Maria Immacolata Vassallo de Lopes, ambas do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Os objetivos do curso  são, através de uma sólida formação teórica aliada a sua aplicação prática nas áreas empresarial, educacional e artístico-cultural, capacitar os profissionais para atuar no campo da comunicação de maneira integrada, articular as diversas mídias e as diferentes linguagens da comunicação e elaborar, implantar e avaliar projetos de comunicação e cultura.

Inscrições abertas de 14 a 25 de fevereiro de 2011.
 

Para mais informações, ligue para (11) 3091-4341, (11) 3091-4867 ou mande um e-mail para gestcom@usp.br
 
 

Curso de Especialização em Gestão de Comunicação e Marketing

Coordenado pelos professores Mitsuru Higuchi Yanaze e Arlindo Ornelas Figueira Neto, ambos do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), o curso é voltado principalmente para os profissionais egressos de publicidade, relações públicas, jornalismo e marketing.O curso tem por objetivo  uma ampla revisão de conceitos mercadológicos e comunicacionais, capacitando, assim, os alunos ao desenvolvimento de uma visão crítica contemporânea das organizações; possibilitando um grau de diferenciação do aluno no mercado de trabalho, com a disponibilização de disciplinas integradas e sequenciais de aplicação imediata; e capacitando os alunos ao desenvolvimento de consultorias empresariais nas áreas de comunicação e marketing.
 
Para mais informações, ligue para (11) 3091-4224 ou mande um e-mail para marketing@usp.br.
 

 

 
 

 

Por Mateus Luiz de Souza e Nathália Monteiro dos Santos