Exposição "Praia: Paisagem em Processo" chega à Biblioteca Brasiliana

Entre 6 de junho e 14 de julho, estará em cartaz, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, a exposição Praia: Paisagem em Processo, que congregará obras de diversos artistas, sob organização do professor Geraldo Souza Dias, do Departamento de Artes Plásticas (CAP), para abordar e discutir a paisagem do litoral e suas intersecções com história da arte, cinema, práticas de pintura, ciências e paisagismo histórico.

Dentre as obras expostas, serão apresentados trabalhos de artistas como Beralda Altenfelder, Arnaldo Pappalardo, Carlos Moreira, Evandro Carlos Jardim, professor aposentado do CAP, Hugo Fortes, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) e do próprio Geraldo Souza Dias, entre outros.

Paisagens praianas

Além de artistas conceituados, a exposição Praia: Paisagem em Processo contará com a apresentação de telas produzidas por alunos e ex-alunos da ECA, criadas no âmbito da disciplina Práticas de Pintura I, atualmente ministrada por Geraldo Dias. Segundo Dias, há 10 anos os alunos de graduação em Artes Visuais, com habilitação em pintura, vão para a cidade litoranêa de Cananéia, por meio de uma parceria entre a ECA e o Instituto de Oceanografia da USP (IO-USP), onde "ficam uma semana no alojamento da base de pesquisa do IO", colocando em prática seu aprendizado e desenvolvendo obras que tragam à tona paisagens praianas e litorâneas.    

Não obstante, a exposição trará obras que são fruto de um projeto de extensão universitária desenvolvido há quatro anos por Geraldo, produzidas por crianças e jovens da cidade de Cananéia. De acordo com Geraldo, o projeto consiste na promoção de "workshops à comunidade sobre a pintura de paisagens", ministradas todos os anos, no período das férias escolares, por um aluno de pintura e outro de Educação Artística, outra habilitação da graduação em Artes Visuais. 

Seminários

Além da exposição, o Auditório Istvan Jancsó, da Biblioteca Brasiliana, receberá, entre os dias 6 e 8 de junho, um seminário que visa integrar a produção trazida pela exposição com o pensar artístico, discutindo a paisagem do litoral e sua presença em obras de arte. Confira a programação:

Terça-feira, 6 de junho

Abertura: Geraldo Souza Dias, professor da ECA

Palestra Os Pintores do Litoral Paulista: Ruth Sprung Tarasantchi, artista e professora de História da Arte

Palestra Paisagem Marinha e Fotografia: Roseli Nagakawa, arquiteta e curadora; com a participação de Carlos Moreira, fotógrafo

Palestra Residência Artística Vale do Ribeira: Fernando Caixeta, artista visual e fotógrafo

Atelier de Pintura de Paisagem Marinha em Cananéia: Raquel Benato, aluna da ECA

Quarta-feira, 7 de junho

Exibição dos filmes Besnard - Histórias de um navio oceanográfico (2016, Luiz Bergmann Netto) e Les Plages D'Agnes (2008, Agnes Varda)

Quinta-feira, 8 de junho

Palestra O Mar e Suas Cores - Uma Visão Oceanográfica: Elisabete Braga, professora do IO-USP

Palestra Pancetti Visto por um Pintor Contemporâneo: Paulo Pasta, professor da ECA e da Fundação Armando Alvares Penteado

Palestra Paisagem do Litoral - Perspectiva do Arquiteto Paisagista: Roberto Sakamoto, arquiteto e professor do Centro Universitário FIAM-FAAM e da Universidade Anhembi Morumbi

Serviço 

Exposição Praia: Paisagem em Processo

Data: 6 de junho a 14 de julho

Horário: segunda a sexta-feira, 8h30 às 18h30

Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária)

 

Texto: Victória Martins

Obras: Geraldo Souza Dias