Processo Seletivo para Alunos Regulares - PPGAC 2021

Previsão da Publicação do Edital de Seleção: 01-09-2020

As normas para o processo de seleção, visando o ingresso de alunos(as) regulares, para o Mestrado e o Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC são disponibilizadas, anualmente, via Edital, na primeira quinzena de julho. Poderão candidatar-se para o Mestrado, portadores(as) do certificado de conclusão ou diploma de graduação, em qualquer área de conhecimento, obtido em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras. Para o Doutorado, portadores(as) do título de Mestre, em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições nacionais ou estrangeiras. Poderão ainda candidatar-se à seleção para o Doutorado Direto portadores(as) do certificado de conclusão ou diploma de graduação, obtido em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, mediante aprovação de memorial circunstanciado. A inscrição do(a) candidato(a) implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas. A inscrição é realizada on-line, no transcorrer do período definido pelo Programa. As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a). A Comissção de Seleção, composta pelos(as) orientadores(as) que estão oferecendo vagas no processo, reserva-se o direito de ajuizar a pertinência dos documentos apresentados pelos(as) candidatos(as). No Edital, estará indicada toda a documentação necessária à inscrição. 
 
O processo seletivo estrutura-se em três fases sucessivas e eliminatórias: 1) Análise do Projeto de Pesquisa que o postulante pretende desenvolver e do Currículo Lattes atualizado, levando-se em conta a produção acadêmica, profissional e técnica; 2) Prova Dissertativa, sem consulta, sobre tema a ser informado no início da avaliação, formulada a partir da bibliografia específica de cada Área de Concentração e; 3) Prova Oral, realizada com base no projeto de pesquisa, em sua adequação à linha escolhida e nas referências bibliográficas indicadas.
 
Todos(as) os(as) candidatos(as) aprovadas(as) devem apresentar certificado de proficiência nas seguintes línguas: Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Alemão. Para o Mestrado exige-se proficiência em uma língua estrangeira. Para o Doutorado e o Doutorado Direto é requerida a comprovação de proficiência em duas línguas estrangeiras. Os(as) candidatos(as) estrangeiros(as) deverão apresentar, no ato da matrícula, além dos certificados exigidos em Línguas Estrangeira, o certificado de proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS) ou pelo Centro de Línguas (FFLCH/USP). 
 
São oferecidas cerca de 50 vagas anuais, distribuidas entre Mestrado e Doutorado, porém, o PPGAC reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecidas.
 

Maiores informações acesse:

http://www3.eca.usp.br/ppgac/processos-seletivos