Escola de Arte Dramática abre inscrições para o processo seletivo da Turma 70

São quase 70 anos de história que acompanham o cotidiano da Escola de Arte Dramática (EAD): mais antiga que a própria ECA, a EAD incorporada à unidade na década de 1960, influenciando inclusive na criação do Departamento de Artes Cênicas. Durante todos estes anos, a Escola vêm formando, mais do que atores, “gente de teatro”, pessoas que, segundo a diretora Sandra Sproesser, “se envolvem no fazer teatral com tanta entrega que aprendem outras coisas” e se tornam profissionais de prestígio nas mais variadas áreas. “Todos nós vestimos a camisa e vivemos essa história,” afirma Sandra. “Aqui, nós almejamos o Olimpo”.

Turma 68 em cena do espetáculo Ringues Polifônicos. Foto: Allis Bezerra

Para aqueles interessados em fazer parte dessa trajetória, a EAD acaba de lançar o edital para o 70º Exame de Seleção de Candidatos, que selecionará 20 candidatos para a turma de 2018 do Curso de Formação de Atores (Técnico em Teatro – Eixo Tecnológico: Produção Artística e Cultural e Design). A novidade deste ano é a reserva de 20% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI).

O Pífaro - Uma Fabula Musical. Turma 62. Foto: Agueda Amaral

A seleção dos candidatos ocorre em três fases distintas. Na primeira delas, os inscritos passam por um exame de interpretação, no qual devem apresentar uma cena de livre escolha para a banca, de duração máxima de três minutos, para apresentações individuais, ou cinco minutos, para duplas. Nesta etapa, serão classificados até 120 candidatos.

Na segunda fase, os candidatos farão novamente um exame público de interpretação, desta vez devendo apresentar uma cena de uma das peças listadas no edital, com as mesmas regras de duração da primeira etapa. Sandra revela que os concorrentes poderão escolher a cena que quiserem, já que, para ela, “a própria escolha é um indicativo de quem é o candidato”.

Sonhos de Einstein, espetáculo da Turma 66. Foto: Yve Louise

Até 50 candidatos serão classificados para a terceira fase, a qual acontece durante quatro dias. “Neste período, os candidatos conviverão conosco e serão observados na prática em categorias como corpo, voz e outras,” explica Sandra. Além disso, os concorrentes farão provas teóricas a partir de textos listados no edital, de modo que os professores consigam “perceber como o candidato age e pensa o teatro”, afirma a diretora.

As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas entre 2 de outubro e 31 de outubro, somente pelo site da EAD. As provas acontecem durante os meses de novembro e dezembro e o resultado final será divulgado no dia 15 de dezembro.

Texto: Victória Martins
Foto de capa: Mariana Chama