MAC exibe 23 pinturas da coleção "Theon Spanudis"

12/04/2011 10:00
26/04/2011 18:00
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo  recebe, do dia 12 de abril a 15 de maio, a exposição Alfredo, Eleonore, Fang e Mira: aspectos da Pintura na Coleção Theon Spanudis. O responsável pela curadoria é o professor do Departamento de Artes Plásticas (CAP) e também crítico de arte, Tadeu Chiarelli

Theon Spanudis foi um dos mais importantes colecionadores das décadas de 1950 e 1960. Simpatizante do concretismo colecionava além de obras de arte, itens de arte popular como brinquedos e desenhos infantis, costurando elementos distantes, mas reconstruindo uma trama que ninguém, antes dele, enxergara. Sua coleção é um conjunto coerente, apesar de aparentemente heterogêneo.

Theon Spanudis. (imagem de divulgação do MAC-USP )

Em 1979, Spanudis decidiu tornar pública sua coleção particular e doou suas 453 obras ao MAC-USP, que desde então já integraram diferentes mostras no museu. Em Alfredo, Eleonore, Fang e Mira: aspectos da Pintura na Coleção Theon Spanudis serão exibidas 23 pinturas de quatro artistas diferentes, Alfredo Volpi, Eleonore Koch, Kong Fang Chen e Mira Schendel, em que o interesse em subordinar o tema escolhido ao caráter plano do quadro é o principal fator de união entre os trabalhos.

Para mais informações acesse o site da exposição.

Data: 12 de abril a 15 de maio
Horário: 3ª a 6ª, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Local: MAC-USP, Cidade Universitária, rua Praça do Relógio 109A