Pós-Doutorado

Consulte aqui os Projetos de Pós-Doutoramento da ECA. 

      O Pós-Doutorado na USP é um programa de pesquisa, realizado nas Unidades, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares (Hospital Universitário e Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais), direcionado àqueles que já possuem um título de doutor, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica da Universidade. É regido pela Resolução CoPq nº 7406, de 03 de outubro de 2017 (Alterada pela Resolução CoPq 7660/2019)A Comissão de Pesquisa da ECA gerencia as pesquisas de Pós-Doutorado da Unidade de acordo com o proposto pelo Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, que regula a pesquisa de Pós-Doutorado, desde 2004, quando o Programa foi criado.

     O programa não envolve nenhum tipo de vínculo empregatício e o projeto precisa ser obrigatoriamente do pesquisador, podendo ser financiado por alguma agência de fomento, ou com afastamento remunerado de instituição com a qual o pesquisador mantenha vínculo empregatício, ou ser sem fomento. Algumas agências que podem financiar este programa são: FAPESP, CAPES e CNPq.

      Os departamentos pertencentes a ECA são responsáveis por toda a solicitação, desenvolvimento e encerramento dos programas de Pós-Doutorado. 

 

COMO INICIAR O PÓS-DOC NA ECA

Primeiramente, leia as regras que regem o programa:

Resolução CoPq nº 7406, de 03 de outubro de 2017 (Alterada pela Resolução CoPq 7660/2019).

FAQ - Pós-Doutorado

Regulamento de Pós-Doutorado ECA-USP

 

 

INGRESSO NO PÓS-DOUTORADO – SEM BOLSA

 

1º - obtenção / ativação do nº USP

O candidato encaminha os seguintes documentos para o e-mail da CPqECA (cpq@usp.br):

2º - cadastro do projeto pelo supervisor no sistema Atena

Após o recebimento do nº USP o candidato deve solicitar ao supervisor que faça o cadastro do Projeto no sistema Atena, com a inserção dos seguintes documentos:

  • Um arquivo único contendo o projeto de pesquisa e o plano de trabalho (ambos elaborados nos termos do Art. 4º da Resolução CoPq 7406-2017)
  • Anexo I: Termo de Ciência (pesquisadores fora da USP, com vínculo empregatício)

            ou

           Anexo II: Termo de Compromisso de Pós-Doutorado

  • Anexo III: Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual
  • Parecer do Comitê de Ética

Importante: Caso a sua pesquisa precise passar pelo Comitê de Ética, o candidato deverá primeiramente encaminhar o projeto para esta instância, e depois providenciar o cadastro no sistema Atena.

 

3º - encaminhamentos e aprovações

Após o cadastro no sistema Atena a CPqECA faz uma análise preliminar do projeto e o pedido seguirá para o parecerista, com posterior envio ao Conselho Departamental.

Por fim o projeto será encaminhado à CPq-ECA para aprovação e ativação no sistema Atena.

 

 

INGRESSO NO PÓS-DOUTORADO – COM BOLSA

 

1º - Entregar o projeto e formulário do pedido de bolsa ao Supervisor

Apresentar o projeto de pesquisa e o plano de trabalho (ambos elaborados nos termos do Art. 4º da Resolução CoPq 7406-2017) e o formulário do pedido de bolsa (FAPESP, CNPq, CAPES ou outras agências) ao Supervisor, que providenciará a ciência/assinatura do Chefe de Departamento.

Importante: Caso a sua pesquisa precise passar pelo Comitê de Ética, o candidato deverá encaminhar o projeto para esta instância neste momento.

 

2º - Encaminhar o formulário para o Diretor assinar

Entregar o formulário preenchido e já assinado pelo Departamento na Direção da ECA, para a ciência/assinatura do Diretor

 

3º - Entregar o formulário na Agência de Fomento

Entregar o formulário na Agência de Fomento para dar andamento no pedido de bolsa

 

4º - obtenção / ativação do nº USP

Após aprovação da bolsa, o candidato encaminha os seguintes documentos para o e-mail da CPqECA (cpq@usp.br):

  • formulário devidamente preenchido
  • RG (CNH não é aceita) ou RNE
  • CPF
  • Título de doutorado
  • Comprovante de endereço

 

5º - cadastro do projeto pelo supervisor no sistema Atena

Após o recebimento do nº USP o candidato deve solicitar ao supervisor que faça o cadastro do Projeto no sistema Atena, com a inserção dos seguintes documentos:

  • Um arquivo único contendo o projeto de pesquisa e o plano de trabalho (ambos elaborados nos termos do Art. 4º da Resolução CoPq 7406-2017)
  • Termo de Outorga (documento fornecido pela agência de fomento)    
  • Anexo III: Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual

 

6º - encaminhamentos e aprovações

Após o cadastro no sistema Atena a CPqECA faz uma análise preliminar do projeto e o pedido seguirá para o parecerista (poderá ser substituído pelo parecer da agência de fomento), com posterior envio ao Conselho Departamental.

Por fim o projeto será encaminhado à CPq-ECA para aprovação e ativação no sistema Atena.

 

OBS: caso o candidato queira iniciar o Pós-Doutorado mesmo sem a resposta da agência de fomento, seguir as instruções do pedido sem bolsa, alterando a modalidade em momento oportuno.

 

GERENCIAMENTO DO PÓS-DOUTORADO – COM OU SEM BOLSA

 

* FREQUÊNCIA - deverá ser cadastrada mensalmente pelo Pós-doutorando ou Supervisor no sistema Atena. Para conclusão do Programa será necessário cumprir a carga mínima de 960 horas. As atividades e carga horária inseridas constarão no atestado de conclusão.

 

* AFASTAMENTO - deverá ser cadastrada mensalmente pelo Pós-doutorando no sistema Atena O período do Programa será interrompido. Se aprovado pela Comissão de Pesquisa, o prazo do Programa será automaticamente prorrogado.

 

* PRORROGAÇÃO - deverá ser solicitada pelo Pós-doutorando no sistema Atena em Programa/Pós-Doutorado/Requerimento/Prorrogação do Projeto, de 80 a 40 dias da data final do projeto.  Após

Importante: Anexar novo Termo (conforme a modalidade de pesquisa), novo plano de trabalho E relatório contendo as atividades já realizadas (em arquivo único). Após a CPqECA analisará o pedido.

 

* ANTECIPAÇÃO DO TÉRMINO - deverá ser solicitada pelo Pós-doutorando no sistema Atena, com a justificativa pertinente. Após a CPqECA analisará o pedido.

 

* ENCERRAMENTO - o relatório final deverá ser inserido pelo Pós-doutorando no Sistema Atena até, no máximo, 60 dias após a data final de vigência. Caso não seja entregue dentro deste prazo, o Pós-doutoramento será encerrado e o atestado não será emitido.

Após a entrega do relatório e transcorrido o prazo de 60 dias mencionado acima, o Supervisor analisará o arquivo enviado. Em seguida o sistema encaminha o relatório à CPqECA, que enviará para o departamento providenciar o parecerista (caso o projeto tenha sido desenvolvido com bolsa, poderá ser usado o parecer da agência de fomento) e aprovação pelo Conselho Departamental.

Importante: O Relatório Final deverá ser entregue mesmo sem o parecer da agência de fomento, quando for o caso, até no máximo 60 dias após a data final de vigência. Caso não seja entregue dentro do prazo, o Pós-Doutorado será encerrado e o atestado não será emitido.

O arquivo do relatório não poderá ultrapassar o limite de 4Mb

 

Para saber sobre o cartão USP, cartão BUSP, email institucional, ler as normas indicadas acima.