Pós-Doutorado

Consulte aqui os Projetos de Pós-Doutoramento da ECA.

O Pós-Doutorado na USP é um programa de pesquisa, realizado nas Unidades, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares (Hospital Universitário e Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais), direcionado àqueles que já possuem um título de doutor, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica da Universidade. É regido pela Resolução nº 5868, de 23 de setembro de 2010 e tem alterado alguns dispositivos na Resolução nº 6016, de 11 de outubro de 2011. A Comissão de Pesquisa da ECA gerencia as pesquisas de Pós-Doutorado da Unidade de acordo com o proposto pelo Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, que regula a pesquisa de Pós-Doutorado, desde 2004, quando o Programa foi criado.

O tempo mínimo de pesquisa é de 3 meses. O programa não envolve nenhum tipo de vínculo empregatício e o projeto precisa ser obrigatoriamente do pesquisador, podendo ser financiado por alguma Agência de Fomento, ou com afastamento remunerado de instituição com a qual o pesquisador mantenha vínculo empregatício, ou ser sem fomento. As Agências que podem financiar este programa são: FAPESP, CAPES e CNPq.

Os departamentos pertencentes a ECA são responsáveis por toda a solicitação, desenvolvimento e encerramento dos programas de Pós-Doutorado cabe, portanto, averiguar os pedidos e os documentos exigidos pelo Programa (estabelecido na reunião ordinária CPq 18/09/12). Os benefícios a que os pós-doutorandos têm direito incluem, como para os demais alunos de Pós-Graduação, serviços de saúde, cartão USP, acesso à Biblioteca e a serviços computacionais.

COMO INICIAR O PÓS-DOUTORADO:

* Consulte o REGULAMENTO PÓS-DOUTORAMENTO - ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES (NOVO)

1. São aceitos candidatos da USP e de outras Universidades, nacionais ou internacionais.
  2. O interessado deve procurar um docente da ECA que aceite ser o Supervisor de sua Pesquisa, que tenha no mínimo título de Doutor e que esteja vinculado a um programa de Pós-graduação preferencialmente da Unidade, na qual seja credenciado para orientação de Doutorado (estabelecido na reunião ordinária CPq 15/05/12). O supervisor poderá ser:

Cada supervisor pode orientar no máximo, três Pós-Doutorandos.

Consulte aqui a Lista de professores supervisores de Pós-Doc

COMO SE INSCREVER NO PÓS-DOUTORADO:

Para se inscrever no Pós-Doutoramento, o candidato deve submeter os seguintes documentos à aprovação do Conselho Departamental de seu Supervisor:

Documentos obrigatórios independente da modalidade:

1. Cópia do projeto de pesquisa;
  2. Currículo Lattes do candidato;
  3. Súmula Curricular do Supervisor (conforme o link);
  4. Cópias do RG, CPF e título de doutor do candidato;
  5. Cadastro inicial preenchido;
  6. Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual assinada (anexo III);
  7. Todos os projetos deverão ser remetidos pelo Conselho Departamental a um parecerista que avaliará seu mérito acadêmico. O parecer assinado deve ser também anexado para os procedimentos posteriores.

Documentos no caso de pós-doutorado sem bolsa:

1. Termo de Compromisso de Pós-Doutorado (anexo I) assinado.

Documentos no caso de pós-doutorado com bolsa:

1. Cópia do Termo de Outorga e Aprovação da bolsa.

Documentos no caso de afastamento com vínculo empregatício:

1. Termo de Ciência (anexo II);
  2. Documentos comprobatórios anexados em caso de afastamento remunerado.

Observação: Todos os documentos acima deverão ser entregues impressos e digitalizados (documentos em PDF e foto em jpeg) na secretaria do departamento do Supervisor.

Consulte aqui o CHECK LIST da Relação de Documentos de Encaminhamento Obrigatório

FINALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO:

Em seguida à aprovação do Conselho Departamental, as secretarias deverão encaminhar o processo impresso para a Comissão de Pesquisa e os documentos digitalizados para o e-mail cpq@usp.br.

Após aprovação em sua reunião, a Comissão de Pesquisa,  remeterá para a ciência da CCP (Comissão de Coordenação de Programas de Pós-Graduação), na qual o supervisor está credenciado.

O pós-doutorando também poderá exercer atividades na graduação de acordo com a regulamentação da capacitação didática.

PRORROGAÇÃO DO PÓS-DOUTORADO:

Para eventual prorrogação, é necessário que o pós-doutorando preencha o  Formulário de Prorrogação, junto com o relatório das atividades já desenvolvidas, justificativa para a prorrogação e plano de atividades a serem desenvolvidas, os quais deverão ser aprovados pelo Conselho Departamental, mediante parecer".

ENCERRAMENTO DO PÓS-DOUTORADO:

Ao final do período da vigência do programa de Pós-Doutoramento o pesquisador deverá enviar o relatório final (PDF e impresso sem encadernação) e o formulário de encerramento do programa para a secretaria do departamento de seu Supervisor para a aprovação do Conselho Departamental, sendo remetido posteriormente para a Comissão de Pesquisa.

Em caso de bolsa (FAPESP, CAPES e CNPq) entregar também o parecer de aprovação do relatório final emitido pela Agência de fomento.