Bolsas do Fundo Ryoichi Sasakawa

O convênio firmado entre a USP e a GFR-Global Foundation for Research and Scholarship, sediada no Japão, possibilitou o estabelecimento do Fundo Sasakawa, cujo objetivo é colaborar na formação de estudantes de pós-graduação com alto potencial de liderança nas áreas de Relações Internacionais, tanto no âmbito da empresa privada quanto na área pública.

Público-alvo: alunos de pós-graduação de qualquer Unidade da USP que já tenham concluído ou que estejam na fase de conclusão de seus créditos.

Área de Estudos: relações internacionais em sentido amplo, envolvendo administração, ciência política, comunicações, direito, economia, geografia, sociologia. Qualquer assunto com interesse internacional pode ser considerado.

Período da Bolsa: de janeiro a dezembro de 2019, devendo a tese ser depositada para a defesa ao final deste prazo e doada ao Fundo Sasakawa, que a disponibilizará para futuras consultas.

Valores: R$1350,00 para alunos de mestrado e R$2000,00 para alunos de doutorado. A dedicação exclusiva não é requerida, mas fortemente recomendada. Os contemplados não poderão acumular esta bolsa com bolsas de outras instituições. Relatórios de andamento deverão ser apresentados trimestralmente.

Critérios de seleção: desempenho acadêmico do candidato, conforme histórico escolar e cartas de recomendação; adequação do projeto à área de interesse do Programa; desempenho na apresentação e defesa do projeto perante comissão julgadora; análise do compromisso do candidato com os princípios do Programa Sylff.

Inscrições: até 6 de dezembro de 2018.
Local: CCInt FEA (Coordenação de Cooperação Internacional da FEAUSP) - Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - Cidade Universitária - FEA 1 - 1ºandar - sala 103.
Horário: das 9h às 14h e das 15h às 18h.
E-mail: ccintfea@usp.br
Website: https://www.fea.usp.br/internacional/fundo-sasakawa