Última chamada: Congresso de Ensino recebe submissão de trabalhos até 1 de setembro

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, a ECA promove o primeiro Congresso de Ensino em Comunicações, Informação e Artes, reunindo a comunidade de alunos, docentes e funcionários para refletir sobre as formas de ensino e aprendizado na Escola, a partir de diferentes pontos de vista e levando as políticas públicas em consideração. A submissão de trabalhos foi prorrogada até o dia 1 de setembro para os interessados em participar  do evento com comunicações de pesquisas em andamento ou relatos de experiências.

A ideia foi concebida pelo professor André Chaves de Melo Silva, chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). O projeto foi aprovado primeiramente pela Comissão de Graduação da ECA e em seguida pela Congregação. Outros institutos na USP já realizam congressos de ensino, mas a iniciativa é pioneira na ECA. “O objetivo é discutir as questões de ensino nas áreas de comunicação, informação e artes, de forma interdisciplinar”, diz Cibele Araújo, integrante da comissão organizadora e presidente da Comissão de Graduação da ECA.

ECA promove em outubro a primeira edição do Congresso de Ensino de Graduação em Comunicações, Informação e Artes. Foto: Mariana Chama

O evento pretende reunir a comunidade ecana com o intuito de fomentar reflexões em torno do ensino/aprendizagem, sob múltiplos enfoques: cultural, artístico, comunicacional, social, histórico, informacional, científico, sem perder de vista as políticas públicas. Como premissas básicas, estão a democracia na Universidade e a manutenção do ensino superior público, gratuito e de excelência. Para melhor organizar os debates, os expositores serão divididos em grupos de trabalhos, sob seis eixos temáticos. Ao se inscrever, os interessados deverão selecionar aquele mais adequado à sua proposição.

A inscrição é feita exclusivamente pela página do evento no site da ECA. Para aqueles que irão submeter trabalhos no congresso, inicialmente não é necessário realizar inscrição. Caso tenha o trabalho aprovado, será necessário, obrigatoriamente, realizar inscrição até o dia 14 de outubro.

O evento é indicado também para alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes da USP e de outras instituições de ensino superior.

A atividade é certificada e os participantes terão seus trabalhos publicados em anais, desde que tenham sido apresentados oralmente.