CONFIBERCOM recebe simpósio de cooperação internacional

No dia 3 de agosto, o 1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana (CONFIBERCOM 2011) apresentou o Simpósio de Cooperação Internacional no Espaço Ibero-Americano. O simpósio teve coordenação do professor José Marques de Melo, presidente da Confederação Ibero-Americana de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (CONFIBERCOM) e da professora Margarida Krohling Kunsch, diretora de Relações Internacionais da Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM).

Vice-reitor de Relações Internacionais da USP, Adnei Melges, faz apresentação sobre a Universidade de São Paulo

No primeiro painel, Políticas e Estratégias de Cooperação Internacional da Universidade de São Paulo, o vice-reitor de Relações Internacionais da USP, Adnei Melges de Andrade, e o professor do Instituto de Relações Internacionais, Pedro Dallari, falaram sobre o funcionamento e os projetos que estão em curso na Universidade. Dallari também mencionou a importância da integração ibero-americana para o desenvolvimento científico na área de comunicação de cada país.

O segundo painel teve como tema As Políticas e Experiências de Cooperação Internacional das Entidades Latino-Americanas. No painel, os professores Álvaro Rojas, da Colômbia; César Bolaño e Sonia Virginia Moreira, do Brasil; e Fernando Checa Montúfar, do Equador, explicaram o trabalho das entidades latino-americanas de que são membros e suas maiores dificuldades e objetivos.

No terceiro e último painel do simpósio, Políticas e Propostas de Cooperação das Entidades Internacionais e Ibero-Americanas, os representantes de entidades falaram sobre as propostas para o futuro da Ibero-América e a comunicação entre os países da região. Se apresentaram os professores Maria Dora Mourão, do Brasil; Francisco Sierra e Luiz Albornoz, da Espanha; Luís Humberto Marcos, de Portugal; e Antonio Hohlfeldt, representando a Federação Lusófona de Ciências da Comunicação (LUSOCOM). O painel encerrou o simpósio e o terceiro dia do CONFIBERCOM 2011.

Por Leonardo Maran