Aulas continuam na graduação, com adaptações e uso de tecnologia

Ferramentas online permitem contornar distanciamento social necessário para combater pandemia

Visando diminuir os impactos acadêmicos com a paralisação das atividades presenciais, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) divulgou uma nota com recomendações e dicas para que as atividades didáticas continuem mesmo com o distanciamento social. Desde o dia 17 de março, a USP suspendeu as aulas, seguindo orientação das autoridades sanitárias do estado.

Como diretrizes gerais, a PRG estabeleceu que as aulas devem ser gravadas e/ou transmitidas por canais online. Entre os recursos disponíveis, estão as ferramentas para conferência em vídeo Google Classroom, Skype, Zoom e Google Hangouts Meet. Também pode ser feito uso do Youtube e do portal e-Aulas. A Universidade já disponibiliza alguns cursos online para o público em geral. Saiba mais aqui.

Além disso, trabalhos extraclasse podem ser propostos, como estudos dirigidos, atividades online, questionários, roteiros de estudo e disponibilização de materiais. Plataformas como Moodle, Tidia, Google Drive, Stoa e e-Disciplinas são úteis para compartilhamento de arquivos. Cada docente deve escolher aquela que for mais conveniente para o conteúdo a ser enviado.

As atividades práticas devem se utilizar de sistemas virtuais, na medida do possível. Após o retorno dos encontros presenciais, essas aulas serão priorizadas na reposição, uma vez que enfrentam mais desafios para serem ministradas online.

Página inicial do Portal e-Aulas. Imagem: site e-Aulas USP

A nota da PRG também ressalta que "a avaliação de exequibilidade pelas Unidades, comissões de graduação e comissões coordenadoras de curso não inclui apenas a possibilidade de preparação e distribuição das atividades, mas também a possibilidade de acesso pelos estudantes, de forma a garantir que estes tenham mínimas condições de realização das atividades."

Os créditos e horas dos trabalhos e aulas à distância serão computados para estudantes e docentes.

Para os ingressantes na última chamada do Vestibular 2020, a matrícula virtual deve ser realizada conforme o prazo divulgado pela Pró-Reitoria. O registro presencial na Unidade será feito após a normalização das atividades.

Para mais informações sobre a reorganização das atividades da USP durante a pandemia de Covid-19, acesse o site coronavirus.usp.brConsulte também as medidas tomadas pela ECA para a manutenção das atividades administrativas e acadêmicas da unidade durante todo o período de combate ao novo coronavírus.

Texto: Maria Eduarda Nogueira

Foto de destaque: Mariana Chama