Deliberações sobre Intercâmbios ECA

Durante a 4ª reunião ordinária da Comissão de Relações Internacionais da Escola de Comunicações e Artes da USP (CRInt/ECA), realizada em 16 de junho de 2020, discutiu-se sobre o adiamento das mobilidades outgoing previstas para o 2º semestre de 2020 e sobre a publicação de editais de intercâmbio internacional da ECA, com vagas oferecidas por meio de convênios firmados pela Escola para alunos de graduação que desejem realizar mobilidade acadêmica no exterior durante o 1º semestre de 2021.

Tendo em vista a gravidade da pandemia de COVID-19, que atualmente acomete todos os países do mundo, bem como os recentes comunicados da Reitoria da USP que suspendem as viagens acadêmicas internacionais, os membros da CRInt/ECA recomendam que os estudantes da ECA que foram contemplados por Editais (ECA ou AUCANI, para início da mobilidade no exterior no 2º semestre de 2020) adiem seus intercâmbios, iniciando-os durante o 1º semestre de 2021. Os interessados no adiamento deverão comunicar a decisão à secretaria da CRInt/ECA, que contatará as Instituições estrangeiras e viabilizará burocraticamente o adiamento.

No que se refere à publicação de Editais de intercâmbio da ECA para mobilidades a serem iniciadas no 1º semestre de 2021, os membros da CRInt/ECA compreendem que a situação da pandemia ainda é grave e decidem pela suspensão da publicação de Editais desta natureza pelos próximos meses. A situação da pandemia de COVID-19 continuará a ser observada pela Comissão de Relações Internacionais da ECA e a decisão poderá ser revogada caso seja notada melhora na situação.