Edital de bolsas para doutores na Bélgica

Por Maria Júlia de Lucca

Para promover a mobilidade de pesquisadores para a Bélgica, a CoFund da União Europeia anunciou o segundo edital Beware Grants, que financiará 75 pesquisadores (doutores ou com experiência de 4 anos em P&D) em um contrato de 18 até 36 meses, onde o participante dividirá seu tempo entre uma empresa belga e uma universidade, instituição de ensino superior ou centro de pesquisa. As inscrições vão até 16  de outubro.

Todas as áreas de pesquisa são elegíveis e o contrato de pesquisa prevê um salário bruto de cerca de 80 mil euros/ano, um orçamento para mobilidade (3 mil euros / ano) e um orçamento de laboratório para a supervisão do pesquisador (6 mil euros / ano). Além da condição de serem doutores ou terem ter 4 anos de experiência no ramo de P&D, os candidatos não devem ter passado mais de 12 meses na Bélgica durante os últimos 3 anos.

A avaliação dos candidatos acontecerá em 3 fases: 

1) avaliação interna

2) international peer review 

3) comitê de seleção baseado em critérios como candidato, unidade de acolhimento do projeto, projeto, impacto e durabilidade.

Para mais informações, confira o edital e o vídeo explicativo

A instituição divulgou também o contato de Julie Dumont, disponível para tirar dúvidas e ajudar na identificação de parceiros pelo email: als.brazil@gmail.com