VI Simpósio Preservação e Conservação de Acervo - Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos

INSCREVA-SE     |     TOI 2020 ONLINE

Acompanhe o evento pelos canais:

O TOI – VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação é iniciativa do Grupo de Pesquisa "Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID) - CNPq" da Escola de Comunicações e Artes ECA_USP.

O VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação tem como principal foco reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da área da Ciência da Informação: Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, e afins, com objetivo de promover a reflexão e o diálogo em torno de temas relevantes para a sociedade da informação: Gestão da Informação e do Conhecimento, Tecnologia e Sistemas de Informação, Biblioteca Digital, Conservação e Preservação de Acervo, Curadoria Digital, Ética da Informação, Humanidades Digitais, Recuperação da Informação na Web de Dados, Organização da Informação e do Conhecimento, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Internet das Coisas IoT, Cultura Computacional, Mercado de Trabalho do Profissional da Informação.

Entre os principais resultados espera-se promover a discussão sobre os temas centrais do Congresso e contribuir para a integração entre o meio acadêmico e as comunidades profissionais, ampliando o interesse pela pesquisa, pelo compartilhamento de informação, e sobre as práticas mais inovadoras no campo da Ciência da Informação.

No contexto da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e áreas afins, os avanços impostos pela tecnologia da informação e das comunicações têm proporcionado avanços significativos nas melhores práticas de gestão da informação e do conhecimento, otimizando o processo de tomada de decisão. Torna-se relevante avaliar a complexidade e os principais desafios da Era Digital e das Transformações impostas pelo fenômeno do Big Data, pela Ciência de Dados e pela Inteligência Artificial.

O VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação colabora acadêmica e cientificamente com o CIC.DIGITAL PORTO Center for Research in Communication Information and Digital Culture Universidade do Porto, com o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - unidade de I&D sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Laboratório de Tecnologias Intelectuais Lti da UFPB. Tem por missão promover e desenvolver a troca de experiências profissionais, apresentar melhores práticas na gestão da informação e apresentar resultados de pesquisas com foconos seguintes eixos temáticos:Ciência de Dados e Inteligência Artificial -Internet das Coisas e Cidades Inteligentes -Curadoria Digital -Informação, Ciência, Tecnologia e Inovação - Humanidades Digitais -Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva -Organização e Representação da Informação e do Conhecimento -Formação e Atuação do Profissional da Informação na Era Digital.

Neste contexto, o VI Simpósio Preservação e Conservação de Acervo- um dos eixos temáticos do VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação – apresenta como proposta, promover o debate em tormo do eixo temático "Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: Protocolos e Melhores Práticas".