Exposição apresenta obras que refletem a memória da infância

12/10/2011 10:00
30/10/2011 18:00

 Entre os dias 12 e 30 de outubro, o Centro de Apoio Pedagógico, do Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), apresenta a exposição Paisagem-Retrato Retrato-paisagem, Fragmentos de Memórias da Infância. As obras expostas são resultado da dissertação de mestrado de Helena Alexandrino, sob orientação do professor Evandro Carlos Jardim, do Departamento de Artes Plásticas (CAP). O espaço funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.


Menina Ouvindo Concha, 2010
(Helena Alexandrino)

A mostra reúne 40 trabalhos realizados no período do mestrado (entre 2009 e 2011) e obras produzidas anteriormente, que deram origem à pesquisa de Helena Alexandrino. Trata-se de paisagens e autorretratos que remetem à memória da infância da artista.
 
Os objetos de afeição que povoaram sua infância, como conchas, pedras, pequenos animais, uma casa, uma cor, um rosto ou um conto de fadas, tomam a forma de desenhos, aquarelas, gravuras em metal e projetos de instalação que constituem retomadas, variações, repetições, recriações e apagamentos dos mesmos temas. Em seus trabalhos, os conceitos de retrato e paisagem trocam de lugar.
 
Data: de 12 a 30 de outubro
Horário: das 10h às 18h
Local: MAC USP Ibirapuera - Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso
            Prédio da Bienal – Parque Ibirapuera